Destaques
Reeleita em Morro Reuter, Carla Chamorro faz avaliação do primeiro mandato e projeta próximos quatro anos
Morro Reuter – A partir da próxima sexta-feira, 1º de janeiro, a atual administração será reempossada para mais quatro anos à frente da Prefeitura. Carla Chamorro (PTB) e Airton Bohn (PP) venceram, em novembro, uma eleição em que apenas uma chapa concorria, o que mostra o trabalho realizado à frente do município.
A reportagem do Diário procurou a prefeita reeleita para fazer uma avaliação dos últimos quatros anos, além de projetar o futuro de Morro Reuter. Ela também destacou os principais feitos da atual administração, com foco na educação, obras e incentivos à indústria e ao comércio.
- “Quero entregar Morro Reuter muito melhor em 2024”:
Como você avalia estes quatro anos à frente da Prefeitura? Qual a maior realização e o que gostaria de ter feito a mais neste período?
Foram anos de muito trabalho. Em 2016, ao realizarmos nossa campanha, eu e Airton visitamos todas as famílias de Morro Reuter, apresentando o nosso Plano de Ações. Ao assumirmos a prefeitura, iniciamos nosso trabalho focado nesse plano, buscando parcerias em várias frentes e, principalmente, convencemos a comunidade de que a sua participação na faria a diferença. O apoio e a participação dos munícipes nas atividades desenvolvidas nos incentivavam, cada vez mais, a realizar mais ações em prol do bem estar do município. Quanto à maior realização, não posso deixar considerar essa questão no plural, pois foram muitas. Gostaria de citar algumas: ter zerado a lista de espera por vaga na educação infantil, pela inauguração de duas escolas de educação infantil; a construção do trevo de acesso à Linha Görgen; a conclusão da pavimentação asfáltica entre Morro Reuter e Dois Irmãos; pavimentação de mais de 30 ruas; a retomada da construção do Centro de Múltiplo Uso; ter captado quase R$ 10 milhões para Morro Reuter que nos permitiram muitos investimentos no município, entre tantas outras.
O que você pretende fazer de diferente neste próximo mandato e qual serão o foco e a filosofia de trabalho nos próximos quatros anos?
Para os próximos quatro anos, a filosofia é trabalhar ainda mais por Morro Reuter, focados num novo Plano de Governo, que propõe como meta de sustentação o desenvolvimento econômico por meio do turismo, da indústria, do comércio, da agricultura e da cultura. Nos primeiros quatro anos, apoiamos a abertura de pequenas e médias empresas e diversificando o campo de mão de obra. Para o próximo ano, estamos trabalhando na instalação de uma empresa de embutidos e iniciamos um diálogo com uma empresa do ramo calçadista. Paralelo a isso, estamos traçando ações para as demais áreas, reavaliando os incentivos que o município pode ofertar para atrair novos investidores, apoiando também os que já estão investindo em Morro Reuter. Na área do turismo, vamos investir numa identidade visual, a partir da qual todas as outras ações estarão sustentadas.
Como você enxerga e pretende entregar Morro Reuter daqui a quatro anos?
Passados quatro anos de administração política, olho para Morro Reuter e visualizo progresso em todas as áreas. No entanto, costumo dizer para minha equipe: encerra-se aqui o ciclo da Carla 1. Começa o ciclo da Carla 2, e esta deve superar a primeira. Assim, só aceitei o desafio de me candidatar para um segundo mandato com o apoio de minha equipe e a certeza de que temos muito mais a fazer. Os parâmetros que uso para avaliar como “entregaremos” Morro Reuter em 2024 não se alicerçam na realidade do município quando o assumimos, em 2017, mas sim, em como ele está hoje. Certamente, quero entregar muito melhor em 2024.