Destaques
Reforma de banheiros vira alvo de análise do Ministério Público de Dois Irmãos
Dois Irmãos – A polêmica da obra de reforma e ampliação dos banheiros da Praça do Imigrante no valor de R$ 197 mil também chegou, através de denúncia, ao Ministério Público. Um morador de Dois Irmãos questionou, assim como tantos outros em redes sociais, o gasto de quase R$ 200 mil. O promotor público Wilson Grezzana explica que em razão deste questionamento, o MP fará uma análise sobre o preço dos materiais com o intuito de saber se há indícios de superfaturamento. “No Ministério Público temos equipes especializadas e que possuem a tabela e conhecimento de valores de materiais utilizados em obras como essa e vamos analisar os preços que constam nela. De imediato, olhando, o valor parece alto, mas precisamos saber exatamente o que está sendo feito”, disse ele.
Se os preços estiverem dentro do mercado, o segundo passo, segundo Grezzana, será fazer uma análise quando a obra estiver concluída. “Nessa segunda fase, precisamos a certificação de que a empresa usou os materiais da qualidade proposta”. Caso a análise dos valores aponte indícios de superfaturamento, Grezzana explica que ocorrerá uma investigação.
SOBRE REALIZAR A OBRA, É DECISÃO POLÍTICA
Sobre a realização da obra neste período de pandemia e o tipo de estrutura dos banheiros, Grezzana explica que essa é uma decisão política, ou seja, é de total competência do Executivo. “Em relação à pandemia, pela realidade que estamos, este valor investido na obra não afeta diretamente, pois a referência do tratamento de Covid-19 são hospitais da região que tenham leitos de UTI. Nós, aqui na cidade, temos a saúde de baixa complexidade, que tem o foco do atendimento na saúde de atenção básica. Fora isso, há uma preparação para dar o primeiro suporte de atendimento caso seja necessário. Se este é o melhor momento para a obra é a prefeitura que decide”, disse ele. Grezzana faz uma ponderação e demonstra receio com o futuro da obra. “Nos preocupa a questão dos atos de vandalismo. Como será feito para se manter a estrutura proposta nos banheiros públicos”.