Destaques

Região já aplicou 97% das primeiras doses de vacinas contra a Covid

23/07/2021 - 14h13min

Região – Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontam que a região da Encosta da Serra aplicou, em média, 97,5% das doses de vacinas recebidas para a primeira dose e 27,9% das recebidas para a segunda dose. As informações constam do levantamento do governo do estado que baseia a entrega do Prêmio Te Vacina RS.

A premiação considera, de forma prioritária, o percentual da vacinação feita conforme as unidades entregues para a primeira dose, e, se houver empate, de segunda dose. Nenhum dos 11 municípios da Encosta da Serra recebeu o prêmio, que é em dinheiro, na primeira etapa, cujo resultado foi divulgado na última terça-feira.

Via de regra, a região pode participar em três das quatro categorias existentes, conforme a população: de 50 mil a 99.999 habitantes (Estância Velha), entre 10 mil e 49.999 (Dois Irmãos, Ivoti e Nova Petrópolis), e abaixo de 10 mil (Lindolfo Collor, Linha Nova, Morro Reuter, Picada Café, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval e São José do Hortêncio).

Considerando os mesmos critérios do governo estadual, se premiássemos apenas os onze municípios da região de cobertura do Diário, conforme as vacinações aplicadas, Hortêncio levaria o prêmio, já que vacinou 100% das doses aplicadas na dose inicial, empatado com Morro Reuter, Santa Maria do Herval e Picada Café, mas vacinou mais na dose final.

No recorte das cidades abaixo de 10 mil habitantes, Hortêncio ficou na 26ª posição entre 329 concorrentes. O município recebeu 3.316 doses até o último dia 12 de julho, data considerada para a distribuição do prêmio. Nesta simulação, Hortêncio receberia R$ 50 mil do governo estadual. O governo busca, com isto, acelerar a vacinação a partir das doses disponíveis nos municípios.

Próxima divulgação será no mês de agosto

A estratégia não se baseia, por exemplo, na imunização total da população a partir da diminuição das idades. Isto evita situações como a de Lindolfo Collor, que foi objeto de reportagem recente do Diário por estar mais “atrasada” na imunização, justificada por ter um alto percentual da população mais jovem, e, portanto, ainda não contemplada na imunização.

A segunda e última etapa da divulgação do Prêmio Te Vacina RS será no próximo dia 20 de agosto. O total da premiação é de R$ 625 mil, sendo que os recursos devem ser integralmente aplicados na Atenção Primária à Saúde. O governador Eduardo Leite prevê terminar a imunização total dos adultos do RS com a primeira dose até 7 de setembro, antecipando o prazo inicial em duas semanas.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário