Destaques

Rotatória na Av. Irineu Becker deve acabar com a tranqueira na BR 116

30/06/2020 - 10h28min

Atualizada em 30/06/2020 - 10h31min

Por

Rogério Savian

Dois Irmãos – Está sendo construída a rotatória no cruzamento das avenidas Irineu Becker e Florestal, no Bairro Floresta. Segundo o chefe do Departamento de Trânsito, Mauro Agostini, ela visa melhorar o trafego, mantendo a fluidez e ao mesmo tempo reduzir a velocidade e os índices de acidentes registrados. “Foi feito um estudo técnico no local, sendo que o semáforo será substituído pela rotatória, que visa à economia de combustível, diminuição da poluição, regramento e mais segurança no trânsito”. Segundo ele a rotatória também oferece mais segurança e economia porque o semáforo sofre constantes avarias e gera custos aos cofres públicos. A obra deve estar concluída dentro de poucos dias e, enquanto isso, o secretário de Serviços Urbanos, Dirceu Fleck, pede que os motoristas tenham atenção e respeitem a sinalização implantada.

Semáforos por rotatórias

A substituição dos semáforos por rotatórias faz parte do Projeto de Mobilidade Urbana do plano da atual administração. Ainda, segundo Mauro, a implantação é uma solução eficiente para disciplinar o aumento de veículos. De acordo com o último registro divulgado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), no mês de maio deste ano Dois Irmãos possuía 20.457 veículos registrados.

Neste ano, em janeiro foi instalada uma rotatória no cruzamento da Rua 10 de Setembro com a Rua 29 de Setembro, no Bairro União, e, a outra, no cruzamento da Rua Otto Engelmann com a Rua Canoas, no Centro. Em Junho de 2018 havia sido instalada a rotatória da Avenida 10 de Setembro com a Rua 7 de Setembro, (Esquina do Cemitério Evangélico) e também a da Av. 10 de Setembro com a Sapiranga, entre outras.

Matéria publicada pelo Diário em 28 de janeiro mostrava tranqueira no trânsito

Tranqueira até a BR 116

Em janeiro deste ano o Diário mostrou o problema do congestionamento que se repete todos os dias na Av. Irineu Becker. No horário de pico da saída das fábricas, entre às 17h30 e 18h, o fluxo de veículos é tão grande que chega a trancar até na BR 116.  Na época o secretário Dirceu Fleck ressaltou que estava trabalhando para, aos poucos, substituir os semáforos por rotatórias. No caso específico das avenidas Irineu Becker com Florestal, ressaltou que “ali é um trecho que há bastante tempo queremos resolver. O problema maior acontece no horário da saída das fábricas, que tranca tudo”.

Como trafegar

– Ao chegar na rotatória “PARE” e aguarde a sua vez;

– A preferência de passagem é sempre de quem já está circulando nela;

– Cruzamento com rotatória não existe via preferencial;

– O motorista deve sempre manifestar a intenção de circulação, acionando a seta;

– O sentido de circulação é sempre o anti-horário;

– Tenha paciência, dê a preferência.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário