Destaques

Santa Maria do Herval está em estado crítico com a estiagem

15/04/2020 - 17h50min

Atualizada em 15/04/2020 - 17h51min

Os córregos, que antes tinham água correndo em abundância, hoje tem a predominância de pedras (FOTO: Eduarda Zimer)

Santa Maria do Herval – Assim como em toda a região, o município da Santa Maria do Herval está sofrendo a cada dia mais com a estiagem que assola centenas de cidades nos últimos meses. A agricultura já está defasada devido a falta de chuvas e, a cada dia que passa, a água está ficando cada vez mais rarefeita, tanto para o consumo humano, como para os animais.

O secretário de Agricultura, Jaime Morschel, demonstrou grande preocupação com a situação, principalmente por notar que, infelizmente, alguns moradores não estão dando a devido atenção para economizar água. “A seca está aí. Estamos o tempo todo abrindo poços para procurar água e, o pior, é que em vários lugares não estamos mais achando”, disse Jaime, ressaltando que muitos poços abertos emergencialmente nos últimos meses também estão secando.

Caminhão pipa

A Prefeitura também está levando água com caminhões pipas para quem está com falta de água, mas, de acordo com Jaime, o problema é tão grave que os veículos não estão conseguindo mais dar conta de atender todas as famílias.

Animais

Aliado a isso e, para complicar ainda mais, também está faltando água para o consumo dos animais, principalmente aos frangos que estão em confinamento nas granjas. “O que estamos fazendo é levar água com um trator, usando o novo tanque de esterco de 5 mil litros, que está limpo, para atender os animas. Mas o problema, é que não temos mais aonde pegar água; as pessoas que tem açudes também não podem mais dar pois correm o risco de os peixes morrerem”, lamentou o secretário.

Calamidade pública

Já há duas semanas, a prefeita Mara Stoffel decretou calamidade pública devido à estiagem. Ela pediu o apoio de toda a população, solicitando que gastem somente o estritamente necessário, afim de economizar o máximo possível de água.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário