Destaques
Santa Maria do Herval: uma projeção para o futuro
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Com o surgimento da pandemia muitas coisas mudaram na economia. Alguns setores tiveram quedas drástica, enquanto que outros vislumbraram um potencial de crescimento. Isso está acontecendo, por exemplo, na indústria alimentícia e os reflexos disso já estão surgindo no Herval. De acordo com o secretário da Agricultura Jaime Morschel, há uma projeção de crescimento na venda de frangos no ano que vem e, para tanto, empresas já estão procurando interessados para investir na construção de novos aviários.
“As expectativas são de que a exportação do frango aumentará em torno de 10% no próximo ano. Da mesma forma o mercado interno do segmento é para aumentar muito devido a pandemia”, disse Jaime, explicando que isso acontece pelo frango ter um preço mais em conta e, também, por ser uma carne que se produz em menos tempo do que suínos e bovinos.
O secretário afirma que integradoras já procuram o município buscando por novos investidores. “Tanto a Nutrifrango como também a Pinheiros já nos procuraram e precisam de mais aviários. Eles querem instalar ao menos mais 40 aviários no município e nós temos que achar interessados”, disse Jaime.
Incentivo do município
Hoje o município conta cerca de 90 aviários instalados e, mais cinco já estão em construção. “11 milhões de frangos são produzidos por ano no Herval”, disse Jaime.
Para aqueles que tiverem interesse em investir na construção de aviários podem entrar em contato com a Secretaria da Agricultura. Jaime explica que o município dá incentivos para quem busca empreender nesse meio. “Nós ajudamos e fomentamos bastante essa ideia de colocar aviários no município porque isso é uma renda garantida, tanto para o agricultor,como também gera retorno certo para o Herval”, conclui.