Conecte-se conosco

Destaques

Secretário Rodrigo quer Nova Petrópolis como referência no turismo gaúcho

27/01/2021 - 09h33min

Secretário de Turismo, Rodrigo Santos (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – As primeiras semanas de trabalho têm sido intensas para o secretário de Turismo, Rodrigo Santos. Ao assumir a pasta, uma das primeiras ações foi detectar o que era preciso, como o diálogo com empresários. De acordo com o secretário, é necessário atualizar a estrutura turística do município, como hotéis, parques e restaurantes. Desta forma, Santos pretende deixar Nova Petrópolis em dia para oferecer a agências de turismo e para empresas que possam trazer eventos. Além disso, já está em prática as ações do Verão no Jardim da Serra Gaúcha.

Algo que está sendo planejado para ser executado em breve, é uma capacitação profissional para funcionários da rede hoteleira e gastronômica, para que estes saibam instruir os turistas a chegarem em atrativos menos visitados. “O turista pergunta para o recepcionista do hotel onde ele pode ir, e tem como resposta o Labirinto, Praça, Ninho das Águias, e fica nisso. Ele não sabe que temos vinícolas e queijarias no interior, roteiros autoguiados. Vemos a informação como ponto fraco”, comenta o secretário.

Assim, o programa levará a secretária para dentro dos hotéis para apresentar dados e todo o potencial turístico, principalmente do interior, e, assim, os funcionários saberão indicar diversas opções aos visitantes, que permanecerão mais tempo no município. “Para que os roteiros tenham visibilidade, eles têm que ser indicados. Nós podemos segurar o turista por muito tempo aqui, basta saber mostrar pra ele tudo o que temos”, complementa.

A centenária Casa de Pedra chama a atenção em Nove Colônias (Créd.: Dário Gonçalves)

Eventos

Rodrigo Santos afirma que os eventos que já aconteciam, serão realizados em 2021, mesmo em pandemia. A Páscoa será focada em decoração, comercialização de chocolates e sem atrações culturais. Para o Sabores da Colônia existem os planos A e B, onde há definições se ele será apenas decorativo ou com atrações. Já o Festival da Primavera é visto com mais otimismo. O secretário acredita que a situação estará melhor, portanto, a ideia é reestruturar o evento, com paisagismo na Praça das Flores e uma feira comercial no Centro de Eventos.

O Natal também está sendo trabalhado. “Sabemos que ele precisa subir de nível, trabalharemos a questão de iluminação, decoração, sustentabilidade, e buscar colocar o Natal daqui entre os principais da região”, afirmou Santos. Além destes estuda-se, talvez apenas para 2022, uma Oktoberfest, com um público mais direcionado, e um evento pet.

Novos atrativos

Uma das novidades em Nova Petrópolis já foi anunciada e foi destaque nacional. A vinda de um avião Boeing 727 da Varig, que será usado como um memorial da aviação gaúcha, já está confirmada e deve chegar até fevereiro. Mas também estuda-se a criação de mais labirintos pelo município. No momento, estão sendo avaliados locais onde possam ser construídos, entre as opções, está o Ninho das Águias, Linha Imperial, e reavaliar o mini labirinto junto à Praça dos Brinquedos, uma vez que é mais utilizado como banco, do que como atrativo. Outro objetivo é fazer uma concessão do Ninho das Águias, a exemplo do Parque Aldeia do Imigrante.

Boeing, que ficará em Nova Petrópolis, no Rio de Janeiro em junho de 1987 (Créd.: Varig)

Incentivo ao esporte

Envolvido no futsal, esporte em que atua como goleiro, o secretário de Turismo, juntamente com representantes da modalidade, estão projetando a criação de uma grande competição ao estilo do Aberto do Soberano, de Presidente Lucena. A intenção é valorizar o futsal e as mais de 60 equipes existentes no município, e também as da região. “Deverá ocorrer em sábados, para que as equipes venham mais cedo, passem o dia aqui, depois curtam o domingo também para visitar e conhecer a gastronomia. Estamos buscando a viabilidade, mas está bem concreto”, finaliza.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.