Destaques

Sementes não solicitadas: resultado sai apenas em 2021

23/11/2020 - 16h48min

Atualizada em 23/11/2020 - 17h58min

Sementes recebidas por ivotiense ainda não foram identificadas (Créd, Felipe Faleiro)

Ivoti – As sementes não solicitadas vindas do exterior que foram recebidas no mês de outubro pelo aposentado Luis Carlos Cardias, 70 anos, morador do bairro Cidade Nova, foram encaminhadas no mês passado para a Secretaria de Agricultura em Porto Alegre, e de lá, para análise em Goiás. Na oportunidade, diversas coletas foram realizadas e o resultado deve sair apenas em 2021.

Ainda não se sabe se as sementes possuem fungos, bactérias ou ácaros com potencial de ter alguma praga agrícola. O chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria Estadual de Agricultura, Ricardo Augusto Felicetti, ressaltou que vários casos estão acontecendo a nível nacional. “O objetivo é identificar quais são as espécies. Fizemos diversas coletas e as sementes foram para o Laboratório Oficial do Ministério da Agricultura. Porém, ainda não temos o resultado das análises”, explicou.

Em Ivoti, a fiscal estadual de agropecuária Renata Marques disse que caso isso ocorra novamente, a orientação é que a pessoa não abra o pacote. “Se a encomenda não confere, é preciso entrar em contato com a Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima para que o material seja encaminhado ao setor responsável”, ressaltou.

Já o aposentado ivotiense, morador da rua Mato Grosso, frisou que o caso pegou ele de surpresa na época. “Depois disso nunca mais escutei falar sobre as tais sementes”, finalizou Cardias. O pacote de 20cm recebido na casa dele tinha como remetente a Shopee, loja virtual com endereço na Suécia. Na ocasião, ele cumpriu as orientações, e encaminhou a embalagem à Inspetoria.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário