Destaques

Setores de produção de aves, ovos e suínos estão empenhados para manter a oferta de alimentos

18/03/2020 - 07h25min

A Granja Filippsen, em Morro Reuter, é uma das que está empenhada para manter a produção. (foto: Rogério Savian)

Região – A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Associação Gaucha de Avicultura (ASGAV) informam que os setores de aves, ovos e suínos do RS e Brasil estão empenhados na manutenção do fluxo de oferta de alimentos para a população Gaúcha e brasileira, em meio à crise do Covid-19. Para as empresas associadas, à ABPA e a ASGAV a saúde das equipes e a oferta de alimentos para a população são prioridades indiscutíveis.

Equipe do Daer faz análise na VRS-873, em Morro Reuter
Por este motivo, há duas semanas a ABPA já havia implantado comitês internos para a mitigação dos impactos desta crise no sistema produtivo. Dentre as medidas setoriais adotadas, as empresas intensificaram as orientações sanitárias em toda a sua estrutura. Visitas em unidades estão suspensas, salvo casos absolutamente necessários. ABPA também tem apoiado o Ministério da Agricultura nos esforços para a manutenção na produção, assim como no fluxo regular de ração para os animais nas unidades produtoras.

Nova obra está sendo projetada para evitar acidentes em Morro Reuter
Ao mesmo tempo, a associação solicitou aos governadores dos estados onde há produção que sejam mantidas as vias de escoamento e entrada de alimentos e insumos, em caso de implantação de restrição de trânsito de pessoas.
Com o quadro de desabastecimento observado em outras nações, a prioridade da avicultura e da suinocultura do país está na preservação da produção de alimentos básicos como carne de frango, carne suína e ovos, que são estratégicos para a segurança e o bem-estar da população do País.

A ASGAV que participa do conselho diretivo da ABPA tem participado ativamente das vídeos conferências da entidade nacional e vem transmitindo as orientações e diretrizes para as associadas empresas avícola do RS, produtoras e fornecedoras de carne de aves e ovos. Assim reiteramos nosso compromisso com o fornecimento de alimentos, bem como, todas ações de prevenção e minimização de riscos para saúde humana.

“Acertei com Abpa para este comunicado conjunto para reforçarmos aqui no RS essa comunicação com a imprensa local e de cada cidade do estado. Assim pedimos apoio q reencaminhem para os meios de comunicação da sua região aqui no RS. Uma forma de tranquilizarmos e garantir o abastecimento e levar informações a todos”, destaca o empresário Celso Filippsen, de Morro Reuter.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário