Destaques

Solto após assaltos, ladrão quebra tudo em casa e é preso novamente em Dois Irmãos

05/01/2022 - 19h33min

Sujeito foi preso duas vezes pela Brigada Militar em poucas horas (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – O dia começou com um sentimento de revolta na comunidade. Um ladrão, A. M. G, de 22 anos, havia sido preso pela Brigada Militar durante a noite de terça-feira, 4, após cometer dois assaltos durante o dia em Dois Irmãos. Conduzido até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo, o delegado plantonista de lá entendeu que não houve flagrante por não ter sido localizado com o dinheiro roubado e, tampouco, a faca usada nos crimes; desta forma, diante de registro simples, ele foi liberado.

E não foi a primeira vez que o sujeito se “deu bem”. Em 2018, de acordo com a Polícia, ele já foi indiciado por tentativa de homicídio, quando, no dia 6 de maio daquele ano, desferiu golpes de facão em um idoso de 89 anos. Mesmo sendo indiciado, ele não chegou a ficar preso na época.

Horas depois…

Motivado pelo impulso das drogas, não demorou muito e um novo desfecho se desenhou na tarde de ontem, por volta das 15h45. Desta vez a BM foi acionada pois o sujeito estava quebrando tudo dentro de casa, no bairro União, empunhando um facão de tal forma que a própria mãe se sentiu ameaçada. A guarnição se deslocou e efetuou a prisão, novamente, conduzindo-o à Delegacia de Dois Irmãos.

Ao ser apresentado na DP, instantes depois, chegou a sua ordem de prisão solicitada no fim da manhã ao Judiciário pela Polícia Civil de Dois Irmãos. “Enquanto o sujeito foi apresentado pela prática de ameaça contra a mãe, chegou a ordem de prisão. O autor dos roubos permanecerá preso”, explicou o delegado Felipe Borba.

Medida protetiva contra o filho

Segundo Borba, durante o depoimento a mãe, que tem 53 anos, disse que não houve uma ameaça diretamente a ela, que só sentiu ameaçada pelo comportamento dele de ficar quebrando as coisas dentro de casa, usando o facão, mas que em nenhum momento ele apontou a faca para ela a título de ameça.

Desta forma, ela optou por não representar criminalmente contra o filho. O delegado explica que será encaminhada medida protetiva e, quanto ao acontecimento dentro da casa, será avaliado se será ou não instaurado um inquérito.

Como aconteceram os assaltos de terça-feira

Com uma faca em mãos, o ladrão ameaçou as funcionárias (FOTO: reprodução sistema de monitoramento)

Os crimes aconteceram entre a tarde e início da noite de terça-feira, 4, quando o ladrão cometeu dois assaltos a estabelecimentos no município. O primeiro foi efetuado às 13h50 em um comércio da Av. 10 de Setembro e, o segundo, às 19h25 na Av. São Miguel, ambos no bairro União.

No primeiro caso ele se passou por cliente de uma sorveteria e depois anunciou o assalto, roubando R$ 300,00 do caixa; de acordo com o relato do comerciante à Brigada Militar, ele não chegou a mostrar nenhuma arma durante a abordagem, mas notou-se um volume na sua cintura.

No segundo assalto ele rendeu e ameaçou a gerente e uma funcionária de um mercado com uma faca, roubando R$ 1.050,00. Apesar das ameaças, não chegou a ferir elas.

Em ambos os casos o ladrão se mostrava alterado, aparentando estar sob efeito de drogas.

Buscas da Brigada Militar

A Brigada Militar de Dois Irmãos foi acionada imediatamente após as situações ocorridas e fez buscas em lugares que ele frequenta costumeiramente e, também, no endereço dele. Às 23h40 a corporação recebeu uma informação de que ele tinha retornado para casa, no União.

Uma guarnição foi lá e efetuou a prisão, conduzindo-o à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo. Entretanto, o delegado entendeu que não havia mais flagrante e, portanto, foi feito registro simples e liberado posteriormente.


“A BM trabalhou para tirar ele da rua”

De acordo com o Sargento Neves, que está respondendo pelo Comando da Brigada Militar de Dois Irmãos, o sujeito já é conhecido da BM de outras situações. “O que nos preocupava era o comportamento dele. Víamos que estava transtornado e isto inspirava cuidados. Por isso que, o quanto antes, queiramos prender ele, até porque ele já tem uma ocorrência de tentativa de homicídio”.

Desta forma, desde o primeiro chamado na sorveteria, a Brigada Militar estava tentando identificar o assaltante. Pelas características, chegaram a um nome, porém, a suspeita não se confirmou e as buscas seguiram. “Então a BM trabalhou para tirar ele da rua o quanto antes para que não acontecesse algo pior”, ressaltou Neves, frisando o caso da própria família dele que se sentiu ameaçada pelo seu comportamento.

Prisão importante

Segundo o delegado Borba o preso é usuário de drogas e, possivelmente, isso o levou a cometer os assaltos e a quebrar tudo em casa.

Borba destaca que está é uma prisão importante, tendo em vista que os delitos geraram bastante indignação e revolta. “Merecendo destaque a integração com o trabalho da Brigada Militar, que na terça-feira mesmo iniciou troca de informações, facilitando a identificação do indivíduo”.

Ao final do dia de ontem o sujeito foi encaminhado para a DPPA de Novo Hamburgo, de onde aguardará posterior ingresso no sistema prisional.

Os golpes de facão no idoso

O crime foi registrado em maio de 2018 na casa da vítima, na Estrada Picada Verão – vizinho. O idoso estava sentado na sala assistindo TV quando foi atingido pelas costas, levando três golpes na cabeça e um no braço direito. Sozinho, ele conseguiu sair de casa e ir até na frente da residência, onde foi socorrido por populares. Após passar vários dias no HPS de Canos o idoso se recuperou, mais pairou a sensação de insegurança e medo diante da não prisão do criminoso.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário