Conecte-se conosco

Destaques

Trabalhadores da Vimsa e Silas decretam greve em Estância Velha

02/12/2021 - 09h28min

Atualizada em 02/12/2021 - 09h40min

Após a meia-noite de domingo, 5, nenhum ônibus sairá da garagem (Crédito: Daiani Aguiar)

Estância Velha – Em negociação há quase 30 dias reivindicando direitos, trabalhadores da Viação Montenegro S/A (Vimsa) e da Silas decidem entrar em greve. A partir de segunda-feira, 6, nenhum dos 11 veículos do transporte municipal sairão da garagem.

A determinação aconteceu por unanimidade entre os mais de 40 funcionários que estiveram na assembleia realizada às 20 horas de quarta-feira, 1º. No encontro, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de São Leopoldo, que representa a categoria, apresentou a proposta da empresa, sendo recusada pelos colaboradores.

Uma audiência foi agendada para às 11 horas de terça-feira, 7, no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª para tentativa de uma mediação com a empresa. A justiça deve definir um percentual mínimo de ônibus que devem manter a circulação ativa na greve.

Direitos reivindicados
Como principal demanda apresentada pelos trabalhadores, está o retorno integral do vale alimentação, que teve redução em outubro de 2020, conforme acordo sindical. O prazo para retorno do pagamento deveria ter ocorrido em janeiro deste ano, no entanto não foi cumprido. A proposta recusada, indicava o aumento de R$ 2,00 por dia trabalhado ao motorista, que não repõe o que era pago antes do acordo.

Os trabalhadores ainda exigem o retorno do pagamento integral do adicional de cobrança, do quinquênio e cobram 10% de reposição da inflação sobre o salário e valores retroativos.

Nota da Vimsa
“A greve nunca é um bom cenário, o que nos deixa preocupados, porque reflete negativamente na sociedade e não queríamos isso. Durante a pandemia, todas as empresas de transporte geraram um número de passageiros reduzidos em quase 90%. Sem reequilíbrio do contrato das linhas municipais ou circulares, nem o Diesel se paga. Buscamos agora esse acerto com o município e com o Estado”, disse o gerente da viação de Estância Velha, Alcides Azevedo, 50 anos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.