Destaques
União de Dois Irmãos comemora 65 anos de história
* por Fábio Radke
Dois Irmãos – A história do esporte no município está diretamente ligada a trajetória da Associação Esportiva Cultural e Beneficente União. O desenvolvimento do futebol local passa pelo gramado do AECB União. Fundado em 2 de fevereiro de 1957, a entidade esportiva comemora nesta quarta-feira (2) seus 65 anos de fundação. Em virtude do aumento do número de casos de Covid-19 em todo Estado, o jantar comemorativo e outras atividades festivas foram canceladas.
O clube é heptacampeão municipal de futebol de campo em Dois Irmãos. “Hoje o carro-chefe do União é o projeto social Prata da Casa, atendendo cerca de 200 crianças. Projeto que esperamos que se estenda por muitos anos, formando não só atletas, mas cidadãos do bem”, afirma o presidente do União, Ademir Klaus, que ocupa o cargo há oito anos.
Situado no bairro de mesmo nome do clube, o União oferece uma ampla estrutura física com um campo de futebol, dois gramados de Futebol Sete, ginásio coberto para pratica de futsal e voleibol e, ainda cancha de bocha.
Personalidades do clube
“Fazer parte do clube que está completando 65 anos é muito gratificante. Fui atleta e integro a diretoria há mais de 20 anos, fazendo um trabalho voluntário no dia a dia e nos eventos realizados pelo clube, os quais esperamos retomar no pós pandemia”, Atual presidente do União, Ademir Klaus.
“Desde pequeno frequento o União e hoje moro perto do clube. Tenho esse vínculo mais forte com o União pelo qual já joguei como atleta e hoje treino as crianças no projeto Prata da Casa. São sete categorias que atendem crianças dos cinco aos 15 anos de idade”. Atual coordenador do Prata da Casa, Marco Antônio Gallas.
“Fui um dos que criou o Prata da Casa em 1996. Quando iniciamos tinha um trabalho bem voluntário de algumas pessoas com escolinhas da cidade, que já existiam com mais força, e a gente veio trazendo um aspecto mais organizado, com professor de educação física e com suporte da sociedade”. Ex-coordenador do Prata da Casa, Cláudio Mitchell Neis.
“Estou lá no União desde a infância. Ainda criança recolhendo bola no campo antigo, depois jogando no Juvenil e Infantil, nunca como um bom jogador, mas sempre participante. Depois fui diretor, treinador e um dos idealizadores do Prata da Casa. Fui o presidente do União de 1999 a 2002. Tenho muito orgulho de ter participado da história e trajetória do clube”. Ex-presidente e ex-treinador, Miguel Engelmann.