Conecte-se conosco

Destaques

Urubus surpreendem e visitam prédios no Centro de Dois Irmãos

25/08/2021 - 16h50min

Atualizada em 25/08/2021 - 16h59min

*por Fábio Radke

Dois Irmãos – A aparição de urubus em prédios residenciais no Centro da cidade vem chamando a atenção e até mesmo incomodando moradores. Em alguns casos, as aves de grande porte pousam nas sacadas e, em alguns momentos, até ameaçam entrar nos apartamentos. A presença do visitante não bem quisto já levou alguns moradores a obstruírem acessos e chaminés das churrasqueiras. Alguns até mesmo não descartam a colocação de redes de proteção. O temor dos moradores é que as aves entrem nas moradias para fazerem ninhos.

A presença da ave em imóveis na área central não é algo muito comum. Segundo a bióloga do Departamento de Meio Ambiente de Dois Irmãos, Carolina Tanger Girardi, na maioria dos casos, os urubus preferem evitar locais com movimento de pessoas. São considerados importantes para a limpeza dos ecossistemas devido a alimentação necrófaga. “Sua alimentação é baseada em animais mortos, porém podem também comer frutos. É importante salientar que os urubus têm importante papel sanitário, uma vez que retiram material de carcaças em decomposição da superfície do solo”, explica. Ainda segundo ela, o período de reprodução acontece na época da primavera. A espécie identificada nas fotos em apartamentos é o Urubu-da-cabeça-preta (Corogyps atratus).

Imagem mostra ave já circulando na sacada de prédio

Preocupação com doenças

Uma das principais preocupações apontadas pelos moradores está relacionada a proliferação de doenças zoonoses a partir das fezes das aves. “Existe a preocupação com transmissão de doenças. Já vi alguns em edifícios vizinhos daqui”, afirma a moradora Elisa Maria Heinrich. Segundo ela, os urubus já foram vistos em um prédio da Av. 10 de Setembro, no Centro, e em um residencial no bairro Floresta. “Acredito que eles queiram encontrar um lugar alto para fazer um ninho. Me lembro de ter visto um urubu cuidando de seu filhote no prédio do meu dentista em Novo Hamburgo. Presenciei toda a fase de crescimento dele”, recorda. O desenvolvimento foi registrado por meio de fotos na medida em que ela ia para as consultas.

Filhote de urubu em ninho no 10º andar de prédio em Novo Hamburgo

“Não há grandes riscos”

O biólogo e coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde de Dois Irmãos, Fernando Goulart Timm, acalma os moradores explicando que a presença das aves não representa grande riscos à saúde. “Não é grave por ser em ambientes abertos e mesmo as fezes não apresentam grande fonte de fungos infecciosos. O risco está em aspirar essas fezes secas. É recomendado para a remoção dessas fezes uma solução de água e 50% de água e hipoclorito de sódio”, sugere. O biólogo lembra que algo que pode atrair os animais também é disponibilidade de lixo orgânico. “É de se averiguar se na região está sendo tomado cuidado com esse tipo de resíduo”, acrescenta.

Outro flagrante de ave sentada em telhado de imóvel

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.