Destaques
Vacinação contra a gripe para idosos e professores começou nesta terça-feira em Nova Petrópolis
Nova Petrópolis – Começou nesta terça-feira, 11, a segunda etapa da campanha nacional de imunização contra a Influenza H1N1 (gripe), com vacinas destinadas a idosos de 60 anos ou mais e professores. No Centro de Eventos houve vacinação com carros das 8 às 10 horas. Quem fez a vacina contra a Covid-19 há menos de 14 dias ou apresenta sintomas gripais e/ou do coronavírus não pode receber a vacina da gripe neste momento.
As vacinas também estão sendo disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas. Para ser vacinado, os idosos precisam apresentar documento oficial com foto, cartão SUS e a caderneta de vacinação. Já os professores precisam levar também um comprovante de vínculo empregatício. “No caso dos idosos, é muito importante apresentar a caderneta de vacinação, pois precisamos ter o máximo controle sobre o intervalo de 14 dias para com a vacina da Covid-19”.
Primeira etapa
A primeira etapa de imunização contra a gripe contemplou crianças de seis meses até seis anos incompletos, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas. Estes grupos ainda não atingiram a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde. Por isso, a vacina segue sendo oferecida nas UBSs também aos grupos da primeira etapa.
Até o momento, foram aplicadas 705 vacinas no grupo das crianças, das 1274 estimadas. Entre as puérperas, 24 mulheres, de 30, foram vacinadas. Também já receberam a vacina 220 trabalhadores da saúde, de 483 estimados, 73 gestantes, faltando 108,e quatro indígenas.