Destaques

Vídeo: Corsan faz bloqueio no arroio Feitoria para represar água em Dois Irmãos

19/04/2020 - 08h18min

Atualizada em 19/04/2020 - 14h42min

Trabalho para bloquear o arroi foi realizado na tarde desse sábado, dia 19 de abril (FOTO: Cleiton Zimer)

Dois Irmãos – Na tarde desse sábado, dia 18, a Corsan tomou uma medida emergencial devido à estiagem, e criou um bloqueio no arroio Feitoria, em DOis Irmãos, onde é captada a água para abastecer o município de Dois Irmãos e Morro Reuter.

Assim, como o bloqueio, a água ficará represada no local da captação e não seguirá pelo leito do rio, podendo toda ela ser aproveitada para o consumo humano. Após o processo de bloqueio, a água ficou suja e, portanto, foi necessário aguardar um período para que o lodo baixasse e, assim, novamente captar água.

O gerente da unidade, Oneide Castro, acompanhou os trabalhos e ressaltou que nunca uma ação dessas foi necessária, portanto, pede o consumo consciente de cada cidadão, para que economizem o máximo possível de água, e não gastem em coisas supérfluas, como lavar carro, calçadas e telhados.

VEJA O VÍDEO:

A Corsan emitiu uma nota, pedindo o uso responsável de água em Dois Irmãos e Morro Reuter:

A forte estiagem que atinge o Rio Grande do Sul está baixando os níveis dos mananciais que servem de fonte para o abastecimento público. Os municípios de Dois Irmãos e Morro Reuter são abastecidos com água captada no arroio Feitoria, cujo nível vem diminuindo rapidamente nos últimos dias. Nesta sexta-feira, dia 17, como consequência da estiagem, o arroio atingiu a vazão crítica e reduziu drasticamente o seu fluxo.

A Corsan ainda trabalha com uma reserva na bacia de captação e está, em parceria com os municípios, monitorando a situação e realizando ações para mitigar o problema. Ao fazer a sua parte para garantir o abastecimento em Dois Irmãos e Morro Reuter, a Companhia solicita que a comunidade local colabore, evitando desperdícios. A água é essencial para todos, especialmente no atual momento de pandemia. Cada pessoa deve fazer a sua parte, usando a água para o mais importante: higienização das mãos e das casas. A Corsan vem alertando de forma incisiva para a situação de estiagem e pede que a população se conscientize de que a água é uma responsabilidade coletiva. Durante a estiagem, é fundamental tomar atitudes como:

– Não lavar o carro;
– Usar somente a vassoura para limpar a calçada e o quintal;
– Não fazer uso de grandes volumes, como o de piscinas plásticas;
– Utilizar regador para molhar as plantas nos horários de menor incidência de sol;
– Regular as válvulas de descarga;
– Ficar de olho em vazamentos e torneiras pingando;
– Colocar o máximo de roupas na máquina a cada lavagem.

Recentemente, também foram realizadas reuniões com as prefeituras de Morro Reuter e Dois Irmãos, para tratar da estiagem e do abastecimento de água.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário