Destaques

Vídeo flagra criminosos fugindo com os caminhões em Dois Irmãos

22/11/2021 - 15h00min

Atualizada em 22/11/2021 - 15h20min

Veículos passaram pelo Travessão, sentido a Novo Hamburgo, logo após às 21h; VEJA O VÍDEO ABAIXO (Imagem: reprodução câmeras de monitoramento)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Um vídeo das câmeras de monitoramento do município flagra o momento em que os caminhões guincho furtados de uma empresa no Industrial se deslocam sentido a Novo Hamburgo na noite de quinta-feira, 18.

Já em posse dos criminosos, os veículos são vistos passando pela BR-116, no bairro Travessão. O primeiro caminhão passa às 21h01 e, o outro, às 21h03. Cabe, aqui, uma correção em relação à reportagem anterior, onde dizia que os veículos foram avistados às 20h10 no Travessão – o correto é após às 21h.

 

A Polícia Civil segue investigando o caso mas, até o momento, não há novas informações e o paradeiro dos caminhões é desconhecido.

Ação rápida e planejada

De acordo com as informações que se têm até o momento, o proprietário e o filho saíram do estabelecimento entre 19h e 19h10 da noite daquela quinta-feira e não notaram nada de anormal. Conforme a Brigada Militar, o sinal dos rastreadores dos caminhões foi bloqueado às 19h30 – minutos depois deles terem saído de lá -, o que leva a entender que, possivelmente, os criminosos estavam à espreita.

Pelas imagens das câmeras do Travessão, os caminhões foram vistos transitando na BR-116 sentido a Novo Hamburgo logo após às 21h.

Somente na manhã seguinte, 19, quando vieram para trabalhar é que o crime foi percebido. Pela forma como entraram, os proprietários suspeitam de que a ação tenha sido cometida por alguém que conhecia o prédio.

Criminosos especialistas neste tipo de crime

A Polícia Civil esteve na empresa na manhã de sexta-feira, junto com a BM, e já foi feita uma perícia para analisar vestígios no local. De acordo com o delegado Felipe Borba, no estabelecimento há um portão de correr (deslizante) para entrar na propriedade e, em seguida, mais um portão que dá acesso ao pavilhão onde estavam guardados os caminhões.

Ali eles arrancaram umas pedras na parte de baixo do portão para conseguir colocar a mão por dentro e puxar a tranca, abriram o portão, fizeram ligação direta nos dois caminhões e levaram”. Não há informação de quantos criminosos possam estar envolvidos, mas, são ao menos dois.

A Delegacia está trocando informações com a região para verificar a participação de organizações criminosas que lidam, justamente, com este tipo de crime. “É uma investigação que vai demandar bastante tempo, tendo em vista que não havia câmeras no local. O sinal do rastreador do veículo foi bloqueado, então, são poucas as informações sobre o fato”, analisa Borba.

Pela dinâmica dos fatos, o delegado analisa que é possível perceber que eles tinham a execução muito bem planejada. “Inclusive com essa circunstância interessante de retirar as pedras do piso, onde ficava apoiado o portão, para conseguir colocar o braço por baixo e acessar a tranca interna”.

Veículos furtados:

Os dois caminhões são de cor branca e em cada qual está o emblema da empresa M.A Guinchos e Transportes. As placas são: CNP-7630 e IHU-0468.

Qualquer informação deve ser informada à BM pelo 190, ou 51 3564-1193 e 51 3564-6872. Bem como para a Polícia Civil pelo WhatsApp 51 98543-7318 ou pelo telefone 51 3564-1190, garantindo-se o anonimato.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário