Destaques
Vítima perseguiu o arrombador e o atropelou na BR-116 em Dois Irmãos
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – Imediatamente após perceberem o arrombamento e furto na própria casa no Travessão, os moradores acionaram a Brigada Militar. A vítima ainda chamou por um vizinho e foram atrás com dois carros. O encontraram caminhando na BR-116 no sentido à Dois Irmãos, próximo ao trevo de acesso do bairro Moinho Velho. A vítima jogou o carro em cima do bandido, atingindo-o lateralmente com o espelho. O criminoso caiu e largou a TV. O vizinho tentou capturá-lo, mas o bandido se esquivou, atravessou a BR movimentada, abandonou a mochila, pulo o guard-rail e entrou para o mato.
A fuga não foi bem-sucedida. Guarnições da BM de Morro Reuter já estava rondando o local. O criminoso se sentou à espreita. Tentou ser esperto. Esperou uma viatura passar e desceu o barranco da rua Walter Backes, logo na entrada do bairro São Miguel. Imaginou que tinha escapado, mas uma outra viatura já estava vindo logo atrás e pegou ele “no pulo”.
Como aconteceu
De acordo com o morador, logo após as 16h ele e a esposa passaram rapidamente em casa para pegar algo do trabalho. Não viram nada de estranho. Só o cachorro parecia mancar. Saíram e foram levar o que tinham buscado. Às 16h30 já estavam voltando pela BR-116.
Quase chegando em casa, a mulher avistou alguém caminhando na lateral da via. Ao olhar para o sujeito, reparou que ele estava com uma mochila vermelha e carregando algo envolto de um lençol. Parecia uma TV e desconfiou que conhecia o lençol, parecia ser o seu.
Chegaram em casa e confirmaram a suspeita: a porta arrombada, a TV furtada junto com o lençol; levou ainda o controle do aparelho e um casaco.
Autuado por furto qualificado
O bandido foi preso em flagrante e levado para exames médicos. Logo depois, direcionado para a Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos. Lá, foi atuado em flagrante por furto qualificado pelo delegado Felipe Borba. Posteriormente, seria direcionado para o sistema prisional. Ele não estava armado.
No semiaberto, rompeu a tornozeleira
O criminoso é Luciano Soares, 41 anos. Morador de São Leopoldo, já foi indiciado por arrombamento à residência, furto e roubo de veículo, furto qualificado e receptação. Foi condenado a cinco anos de prisão por furto e roubo ocorrido em São Leopoldo. Estava no semiaberto e rompeu a tornozeleira. Dessa forma, estava foragido desde 7 de novembro de 2020.
Pode ter agredido o cachorro
Mais tarde, o dono da casa foi olhar o cachorro que antes vira mancar. Uma das pernas do animal está com suspeita de fraturas. O criminoso pode ter agredido o cachorro, mas isso não está confirmado.
A vítima relata que essa é a segunda vez que sua casa foi arrombada e furtada.