Conecte-se conosco

Grêmio

Defesa com um só titular faz Grêmio estudar mudança contra o Palmeiras

10/10/2018 - 09h58min

O Grêmio enfrentará o Palmeiras, em jogo com cara de decisão, com uma defesa devastada pelos desfalques. Da escalação considerada ideal para o setor, somente um nome deve atuar no próximo domingo: Pedro Geromel. O cenário vai exigir medidas de compensação e se torna enorme desafio para o time que menos sofreu gols no Campeonato Brasileiro de 2018.

Marcelo Grohe, Léo Moura e Bruno Cortez estão entregues ao departamento médico. Kannemann foi convocado e jogará amistosos com a seleção argentina.

Oficialmente, o Grêmio não vetou nenhum dos lesionados para o jogo em São Paulo. Nos bastidores, contudo, existe a informação de que todos os atletas em tratamento ficarão fora da partida no Pacaembu – já com vistas à semifinal da Libertadores, diante do River Plate, dia 23. Com isso, Paulo Victor, Leonardo, Bressan e Marcelo Oliveira devem atuar contra o Palmeiras.

Paulo Victor encerrou o jogo contra o Bahia em alta, ao defender cobrança de falta de Zé Rafael. Leonardo ganhou pontos recentemente por evolução técnica e virou sombra a Léo Moura, Bressan continua com crédito e na condição de suplente imediato na zaga. Já Marcelo Oliveira teve melhora, na comparação com o próprio desempenho, segundo avaliação interna.

O Grêmio sofreu apenas 16 gols no Brasileirão e os titulares nem sempre atuaram. Com isso, os suplentes possuem participação no bom retrospecto defensivo do clube. Dos reservas, Bressan é quem mais atuou no campeonato – 18 partidas. Paulo Victor e Leonardo jogaram 10 rodadas, Paulo Miranda e Marcelo Oliveira nove. Geromel atuou em 13 partidas, Kannemann 15, Cortez 19, Léo Moura 14 e Grohe 18. Desta vez, o adversário é o líder isolado. O jogo é fora de casa. E as baixas não são por opção.

Diante disso, Renato Gaúcho terá quatro dias para desenhar um time para encarar o Palmeiras. A reprodução de uma formação semelhante àquela usada contra o Atlético Tucumán-ARG, no jogo de ida das quartas de final da Libertadores, não está descartada.

No interior da Argentina, o Grêmio montou um tripé de volantes e apostou na velocidade de Alisson e Everton para ganhar terreno. Fechou a frente da área, ganhou na corrida e fez 2 a 0.

Para repetir a dose contra o Palmeiras, o time gaúcho vai precisar mudar as peças. Ramiro e Everton, importantes no jogo com formação diferente, também estão lesionados. Thaciano, Matheus Henrique, Kaio e Jean Pyerre são as alternativas para a função do camisa 17. Já no ataque, Pepê e Marinho surgem como opções para a vaga do artilheiro do Grêmio no ano.

Palmeiras e Grêmio se enfrentam domingo, às 16h (Brasília), em São Paulo. Na rodada seguinte, o time gaúcho visita o América-MG e três dias depois, em Buenos Aires, encara o River Plate.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.