Inter
Ainda sem engrenar, laterais do Inter oscilam e geram dúvidas para Odair
Em meio ao processo de consolidação do Inter neste início de ano, Odair Hellmann tem uma missão a resolver. E com urgência, a menos de duas semanas da estreia na Libertadores. O técnico trabalha para acabar com a irregularidade nas laterais e reduzir as falhas na marcação nos dois lados do campo.
Os problemas geram até algumas dúvidas. Após superar um problema muscular, Zeca ainda não conseguiu se firmar na equipe pela direita. Na esquerda, Iago segue como titular, mas vê crescera sombra de Uendel.
Zeca busca afirmação
Contratado em abril de 2018, Zeca ainda não conseguiu confirmar o status de titular na conquista do Ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. O lateral-direito ainda tenta se consolidar no time, em meio a uma série de problemas médicos.
Em 2018, o jogador sofreu com uma lesão na coxa esquerda e uma contusão no pé direito. Algo até natural, devido a outro obstáculo que teve que enfrentar: a falta de ritmo. Zeca viveu seis meses de inatividade em função de um imbróglio com o Santos.
Assim, quando teve chances, não conseguiu corresponder à expectativa. O resultado foi terminar 2018 como alternativa a Fabiano, que retornou ao Palmeiras. Sem o antigo titular, Zeca sofreu com um desconforto muscular na coxa esquerda, que o tirou dos primeiros jogos do Gauchão.
Nestes compromissos, Bruno, contratado para esta temporada, atuou, mas também com oscilação. Zeca voltou ao time titular contra Juventude e Caxias, em duas vitórias por 2 a 1, mas ainda com rendimento abaixo do esperado. Para encorpar o setor, Odair prospectou dois garotos da base: Bruno José, atacante de origem, além de Heitor. Dudu segue em recuperação de fratura.
Rodízio na esquerda
Na esquerda, a concorrência é menor. Só que também causa questionamentos. Após a afirmação no início de 2018, a ponto de entrar na mira do Benfica, Iago caiu de produção já no segundo turno do Brasileirão.
De quebra, viu Uendel ser protagonista quando recebeu uma chance, na vitória por 1 a 0 no Gre-Nal do segundo turno. O lateral cruzou na cabeça de Edenílson para definir o clássico.
A temporada atual acirrou a briga. O garoto seguiu titular da equipe, mas não conseguiu retomar o nível de outrora. O cenário culminou com a utilização de Uendel na vitória por 2 a 1 sobre o Caxias no último domingo. O lateral-esquerdo, porém, sofreu com os avanços de Bruno Alves.
Inter vaza pelos lados
O triunfo por 2 a 1 sobre o Caxias, aliás, evidenciou as dificuldades nas laterais. No início da jogada do gol do Caxias, Zeca não conseguiu conter Ruan, que acionou Bruno Alves. O atacante saiu em disparada sem a vigia de Uendel e cruzou para Rafael Gava, que apareceu às costas de Zeca para estufar as redes de Marcelo Lomba.
O gol do Caxias não foi fato isolado. Ao todo, o Inter sofreu três dos sete gols na temporada em jogadas pelos lados do campo. O número sobe para seis, se levados em conta os cruzamentos em cobranças de bola parada.
Não à toa, Odair mantém indefinições na equipe para pegar o Avenida no próximo domingo. A tendência é de que Zeca e Iago sejam os titulares. Mas Uendel também pode aparecer no setor, de olho até na estreia na Libertadores.
Os gols sofridos pelas laterais
Partidas | Jogada pelo lado |
Veranópolis 1 x 1 Inter | Bruno deixa Juba invadir a área, que toca para Raphael Macena marcar |
Juventude 1 x 2 Inter | Eltinho avança pelo lado esquerdo do ataque, e, sem marcação, cruza para Dalberto descontar |
Inter 2 x 1 Caxias | Zeca não segura Ruan, que toca para Bruno Alves avançar pela direita e cruza para Rafael Gava, às costas de Zeca |