Esporte
Ivoti conquista mais um título no Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa
Ivoti/Rio de Janeiro – Mais uma vez o nome de Ivoti foi elevado à categoria máxima do tênis de mesa nacional. A equipe da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Ivoti (Acenb) conquistou, nesta quarta-feira, 9, o TMB Platinum, torneio juvenil feminino de clubes, conhecido como o Campeonato Brasileiro da modalidade, disputado na Arena Carioca 3, no Rio de Janeiro.
O título veio após uma vitória sobre a equipe da Sogipa, de Porto Alegre, por 3×2, de virada. O time ivotiense é comandado pelo técnico Paulo Tanaka, também pai de duas atletas: Tainara Tanaka, de 17 anos, e Thaís Tanaka, de 16. Além delas, também compõe a equipe da Acenb a mesatenista Bianca Klein, que disputa a categoria mirim.
Já é conhecida a rivalidade entre as equipes gaúchas, porém houve vantagem para o time da Encosta da Serra. O campeonato segue até o próximo dia 13, ainda com chances de mais medalhas para a equipe da região, que está no Rio em parceria com o Plug de Ivoti. Tainara, Thaís e Bianca são atletas consagradas no esporte, e inclusive já haviam obtido outras medalhas.
Thaís foi também bronze feminino individual na mesma competição, e o time da Acenb/Plug conquistou a medalha de ouro entre clubes, na categoria juvenil, além de ter ajudado o Rio Grande do Sul a obter a prata entre as seleções estaduais juvenis. Direto do Rio de Janeiro, Paulo relatou que os treinamentos do time foram adaptados em razão da pandemia.
Uma nova conquista para o município
“Já faz alguns anos que sou ‘pai-técnico’, e por isso fico 24 horas por dia acompanhando elas. Em vários locais, com outras equipes, isto é assim também”, afirma ele. Os treinos não têm sido na sede da Acenb, na Colônia Japonesa, mas sim na casa da família Tanaka. E este não é o primeiro título de Ivoti nesta mesma competição.
Na segunda-feira, 7, a também ivotiense Victória Strass, de 15 anos, conquistou o título brasileiro da categoria infantil, porém ela está filiada à Sogipa, que foi derrotada na final de hoje. Antes de atuar pelo time porto-alegrense, Victória chegou a se profissionalizar na equipe da Acenb, mas iniciou na escola sua trajetória, e passou também pelo Plug.