Esporte
Jogos Paralímpicos começam oficialmente em Tóquio
Tóquio – Foram abertos, oficialmente, nesta terça-feira, os Jogos Paralímpicos 2020. A cerimônia de abertura foi em Tóquio, no Japão, cidade que recebeu, há poucas semanas, os Jogos Olímpicos. O evento dura 13 dias, até 5 de setembro, e terá 22 modalidades em disputa. Entre as estrelas destes Jogos, está o brasileiro Daniel Dias, maior medalhista paralímpico da história, com 24 medalhas em três edições. Dessas, 14 de ouro, sete de prata e três de bronze.
A delegação brasileira será composta por 259 atletas. São 163 homens e 96 mulheres. Entre elas e eles estão atletas sem deficiência como guias, calheiros, goleiros e timoneiro. A modalidade com o maior número de atletas é o atletismo, com 65 representantes e 19 atletas-guia. Em seguida, a natação com 36 atletas. O Brasil estará representado em 20 das 22 modalidades: atletismo, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, parabadminton, parataekwondo, remo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo e vôlei sentado.
O Brasil conquistou 301 medalhas na história dos jogos. Dessas, 87 são medalhas de ouro. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) confia que o país chegue à centésima medalha de ouro ainda nesta edição. Faltam 13 para alcançar a meta. Nos jogos do Rio, em 2016, o Brasil levou 14 ouros para casa.
O país estreia nos jogos amanhã, primeiro dia oficial de competições do evento, com o time de goalball, em partida contra a Lituânia, às 21h (horário de Brasília), na natação, no ciclismo, no tênis de mesa e na esgrima em cadeira de rodas. Na natação, na esgrima em cadeira de rodas e no ciclismo, haverá a disputa de medalhas.
Com informações da Agência Brasil