Conecte-se conosco

Exclusivo assinantes

Atleta do Travessão vai disputar punhobol na Áustria e Argentina

29/07/2019 - 17h14min

Dois Irmãos – A estudante Eduarda Dulius Eich, 16 anos, está focada em importantes competições para este ano. A nível de seleção terá o mundial no SUB 18, nos dias 13 a 15 de setembro, que acontecerá na cidade de Salzburgo, na Áustria. No final de setembro vai competir na copa de categoria de base, em Buenos Aires, na Argentina. A nível de clubes, o objetivo é conseguir disputar as finais do Brasileiro SUB 16 e SUB 18.

Grupos de Dois Irmãos participaram dos jogos de integração da Terceira Idade

Desde os 14 anos Duda faz parte da Equipe de Punhobol da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo. Ela conheceu o esporte aos 12, através da Escola Albano Hansen, do bairro Travessão, incentivada pela professora de educação física, Rosane Drumm. No segundo semestre de 2018 Duda foi para o Sul Americano, em Rosário – Argentina, onde sua equipe foi campeã. Duda estuda pela manhã e treina à tarde, cinco dias na semana, sempre na Sociedade Ginástica.

Bombeiro salva mulher engasgada com comprimido em Dois Irmãos

Destaques

A diretora do Departamento de Punhobol da Sociedade Ginástica, Deise Heck, destaca que é um esporte trazido ao Brasil pelos imigrantes alemães e ainda não é considerado olímpico. Na América do Sul é jogado na região sul do Brasil, Chile e Argentina. “É uma modalidade que se adequa muito bem ao ambiente escolar por ser inclusiva e não necessitar de material específico para trabalhar. É um esporte pedagógico, que dá oportunidades”, destaca. A Sociedade Ginástica é heptacampeã no esporte e em setembro estará buscando o 8º título. O treinador de Duda é o Gabriel DRUMM (campeão mundial de punhobol pela Sociedade Ginástica). Entre os diversos títulos da equipe estão os de 2018 da Copa Guarani, em Blumenau/ Santa Catarina, e o Sul Americano em Rosário, na Argentina.

Delegação campeã no Sul Americano do ano passado, na Argentina. (foto: Divulgação)

Punhobol

O punhobol se assemelha ao vôlei, no saque, levantamento e batida. É jogado por cinco atletas, com apenas um braço por vez; Esporte tipicamente alemão; A bola pode picar apenas uma vez no chão; Não tem rotação; A bola é mais pesada que a de vôlei; O campo é dividido por uma fita, que a altura é definida pela categoria; A contagem é a mesma do vôlei, com a diferença que quem saca é o time que perdeu e não o que ganhou o ponto.

Deise e a mãe de Duda são suas maiores incentivadoras. (foto: Rogério Savian)

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.