Conecte-se conosco

Destaques

Estudantes poderão acessar plataforma educacional de forma gratuita

28/08/2020 - 18h26min

A estudante Clarissa Souza tem como acessar as aulas mas se preocupa com os colegas (Crédito: Clarissa Souza)

Região – O governo do Estado anunciou que passará a fornecer internet gratuita para os estudantes de escolas públicas. O objetivo da iniciativa é fazer com que um maior número de alunos consigam ter acesso às aulas online. Desde o início da pandemia de Covid-19, as escolas não estão tendo aulas presenciais e, portanto, a única forma dos estudantes acompanharem as atividades é remotamente.

Além dos estudantes, o serviço também ficará à disposição dos professores da rede estadual que necessitarem utilizar internet para a publicação de aulas. Foram investidos mais de R$ 8,5 milhões para a realização da ação.

No entanto, há algumas restrições: a internet estará liberada somente em aparelhos celulares e permitirá acesso apenas à plataforma educacional em que as aulas são disponibilizadas.

Não falta só internet

Para Renan Torna, professor de geografia na Escola Guilherme Exner, de Presidente Lucena, ainda que a liberação de dados seja importante, não resolverá todos as questões que as escolas estão enfrentando neste momento.

“Acredito que será bom, a frequência escolar deverá aumentar. No entanto, muitos alunos não têm internet e nem celular para poderem acessar as atividades”, comenta.

O professor destaca que a secretaria de Educação vem passando informações sobre o funcionamento do sistema, para que a escola oriente os alunos sobre como devem proceder. No entanto, a princípio, as aulas seguirão sendo lecionadas virtualmente de forma normal, sem que os assuntos já vistos sejam recuperados para quem não tinha como acessá-los anteriormente.

Recuperar o tempo perdido

Essa é uma questão que preocupa Nicole Yasmin Rheinheimer, 16 anos. Aluna de Renan na Guilherme Exner, a estudante do 1° ano do ensino médio conta que tem conseguido realizar todas as atividades, mas alguns de seus colegas não.

“Eu não tive dificuldades porque conto com os recursos necessários para assistir as aulas. Porém eu tenho colegas que não estão conseguindo acompanhar por não possuírem internet ou mesmo computador”, conta Nicole. “Acho que vai ser muito importante esta ação, vai ajudar muitos alunos a conseguirem terminar as atividades do ano letivo”.

Aluna do 1° ano do ensino médio da Escola Mathias Schütz, em Ivoti, Clarissa de Souza Treptow, 16 anos, também não teve dificuldades em participar das atividades remotas. Apesar de achar importante a disponibilização de rede para os estudantes, ela teme que a medida tenha sido tardia.

“Estamos desde o início da pandemia tendo apenas aulas online e eu sei que muitos estudantes não têm como acessar. Os professores estão mandando muitos trabalhos, então fica difícil para o pessoal recuperar tudo agora”, observa Clarissa. “Espero que eles disponibilizem internet o mais rápido possível para estas pessoas que já perderam todo este período de aula”, conclui.

Como acessar a internet patrocinada:

1. Realizar o cadastro no site do governo (https://www.gov.br/pt-br);

2. Baixar no celular o aplicativo “Escola RS – Estudante”;

3. Dentro do app, é necessário ir até a aba “Solicitar autorização” e preencher com os dados necessários;

4. Depois, basta habilitar os dados móveis. Esta ação é necessária para que seja identificada a operadora que disponibilizará o sinal;

5. Quando o aluno realizar o login com a conta educacional, que é o meio criado para validar o acesso, aparecerá a seguinte mensagem: “Aguarde, estamos configurando a sua internet patrocinada”;

6. Para ter acesso ao “Google Sala de Aula”, é só acessar diretamente pelo app do estudante a aba “Acesse o Google Sala de Aula”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.