Conecte-se conosco

Exclusivo assinantes

“Temos um município com grande potencial”, destaca prefeita

30/10/2019 - 15h59min

Atualizada em 30/10/2019 - 17h10min

Herval – A prefeita Mara Stoffel, que está no terceiro ano de sua gestão, faz uma avaliação bastante otimista em relação à economia do município. Ela reconhece que Santa Maria do Herval possui um grande potencial para o desenvolvimento e é em cima disso que está trabalhando. “A gente sempre espera o melhor para Santa Maria do Herval. As coisas não estão paradas. Podemos perceber que o pessoal está indo com mais cautela. A arrecadação do município está estável e por isso trabalhamos para fazer as obras apenas com o dinheiro que temos em caixa, sem depender de outras fontes. Mas, de modos geral, este ano já deu uma boa reagida”, destaca Mara.

HD Contabilidade atua há sete anos em Santa Maria do Herval

Comércio, indústria e serviços

Santa Maria do Herval conta com várias fontes de renda, entre elas o comércio, as prestadoras de serviços e as indústrias, responsáveis por grande parte dos empregos de carteira assinada. Somados esses três setores, eles totalizam 50,49% do total da arrecadação de ICMS: Indústria (25,48%), Comércio (21,55%) e Serviços (3,46%). “Em nosso município fazemos o possível para fomentar o desenvolvimento e atrair novos investidores. Hoje temos a Lei de Incentivo, que oferece facilidades para quem está iniciando”. Os interessados em investir no município podem buscar mais informações diretamente na Prefeitura.

ACB Herval conta com mais de 650 associados

Agricultura

O setor primário sempre foi um dos destaques na arrecadação do município, em especial pela participação dos aviários, que contribuem com o ICMS. Somente na agricultura/agroindústrias saem 49,52% da participação com arrecadação. Para fomentar ainda mais o potencial de investimentos, Santa Maria do Herval possui programas municipais de incentivo à construção de novos aviários. “Hoje os aviários são muito importantes para o município porque trazem um retorno garantido. É uma segurança que temos. Dificilmente alguém vai construir um aviário e em poucos meses parar de trabalhar. Ali também percebemos que muitos jovens se interessam em permanecer no setor, iniciado pelos pais. Com isso temos mais pessoas interessadas em produzir”.

Turismo

“Também estamos apostando no desenvolvimento do turismo, que é uma oportunidade de mostrarmos todo o potencial que temos e ao mesmo tempo fomentar outros setores, como o comércio e os serviços”. O turismo rural está sendo bastante trabalhado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e com a Emater. Aliado a isso está a Feira do Produtor, iniciada neste ano e que já está consolidada. Ela se tornou um atrativo a mais porque todos os sábados as pessoas estão criando o costume de visitar o espaço. Também oferece atrações culturais uma vez por mês e valoriza o produtor local.

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.