Notícias

Alcoólicos Anônimos comemora 85 anos nesta quarta 

10/06/2020 - 09h26min

Atualizada em 10/06/2020 - 10h25min

Algumas obras do A.A, e os 12 passos e 12 tradições da irmandade. (Foto: Rogério Savian)

Região – Certamente você já ouviu falar dos Alcoólicos Anônimos ou já se deparou com o símbolo das iniciais A.A. Pois nesta quarta, 10, esta irmandade, que está estruturada aqui na região, comemora seus 85 anos de fundação. De acordo com um dos líderes da entidade na região, o 10 de junho de 1935 marca o último porre do Dr. Bill W., fundador dos Alcoólicos Anônimos em Ohio (EUA), ao lado de um corretor da Bolsa de Valores de Nova Iorque. Membro do A.A. há muitos anos, este empresário de Morro Reuter destaca que poderia se identificar, mas não o faz, pois o importante são os preceitos da irmandade e não a pessoa em si. O anonimato é reforçado na entidade para impedir status e diferenciações, pois lá todos estão na mesma situação. Para se manter simples, aliás, não recebe doações de governos ou instituições: “O A.A. não se mete em política e religião, quer apenas a recuperação do alcoólico”.

Segundo ele, vários dos ensinamentos do A.A. como ‘os 12 passos’, são muito ricos, tanto que podem ser usados em empresas e corporações. Ele conta que o A.A. se expandiu dos EUA para todo o mundo, recuperando vidas destruídas pela doença do alcoolismo, tanto que está em 186 países atualmente: “No Irã, por exemplo, não é permitido vender álcool, mas tem A.A.”.

PROCURE AJUDA

– Se você quer conhecer o trabalho ou tem amigo ou familiar que precisa de apoio, procure ajuda.

– Em Dois Irmãos, fica junto a comunidade luterana; em Morro Reuter tem encontros na Casa Paroquial; em Ivoti, no Bairro Brasília e em Nova Petrópolis, na rua Frederico Michaelsen.

– Em Novo Hamburgo, na rua José do Patrocínio, próximo do Colégio 25 de Julho, além de outros endereços na região.

– No Brasil, o A.A. chegou em 1947 e o programa de recuperação se baseia em três legados: recuperação, unidade e serviço.

OS 12 PASSOS

O sucesso do programa dos Alcoólicos Anônimos deve-se ao fato de que quem não está bebendo tem uma excepcional facilidade de ajudar um bebedor-problema. O centro desse programa sugerido é baseado em 12 passos:

  1. Admitimos que éramos impotentes perante o álcool – que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.
  2. Viemos a acreditar que um Poder superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade.
  3. Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que o concebíamos.
  4. Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.
  5. Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas.
  6. Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.
  7. Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições.
  8. Fizemos uma relação de todas as pessoas a quem tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.
  9. Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-las significasse prejudicá-las ou a outrem.
  10. Continuamos fazendo o inventário pessoal e quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.
  11. Procuramos, através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que o concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade.
  12. Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes Passos, procuramos transmitir esta mensagem aos alcoólicos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.

 

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário