Notícias
Biblioteca Pública de Linha Nova aproxima moradores de todas as idades da literatura
Linha Nova – No interior da antiga casa verde, de número 2419, fixada na rua Henrique Spier, com janelas de madeira envelhecida e pequenas flores rosas enfeitando o seu entorno, centenas de obras literárias estão abrigadas. Há pouco mais de 10 anos a edificação serve de espaço para a Biblioteca Pública Municipal Professor Romaldo Armindo Maurer, que oferece aos moradores uma oportunidade de se aproximarem dos encantos das ficções e histórias que ali estão, à espera de serem lidas.
Entre o repertório de títulos, gêneros e autores, há materiais que conseguem agradar diferentes públicos e gostos. Isto é o que conta Solange Schmitt, servidora pública mais antiga do município, atuando na cidade há quase 30 anos e há 14 anos na gerência do espaço e no atendimento dos leitores. Servindo como uma proposta de lazer e cultura para toda a comunidade, o local costuma atrair pessoas de diferentes – e distantes – idades.
“Recebemos desde os alunos das escolas até os mais idosos. Agora, com a pandemia, há certas medidas e restrições que adotamos, claro. Mas, de modo geral e da maneira como pode, a comunidade em si segue vindo pegar livros”.
Leitores
Entre as leituras favoritas e com maior saída estão os livros de literatura infantil, infantojuvenil e até mesmos os livros de culinária. Durante todo o tempo em que está à frente do local, mesmo com o avanço das tecnologias, ela relata que o movimento tem se mantido estável. No entanto, no passar destes anos, algumas obras acabaram ficando em desuso, como é o caso dos livros de pesquisas e enciclopédias, que hoje já não saem mais das estantes.
“Em média, cerca de 10 moradores retiram livros aqui toda semana”, explica a servidora, comentando que a circulação varia de semana para semana. Contudo, ela ressalta que algumas ocasiões costumam chamar mais atenção do público, que se torna bem mais expressivo com o fresco aroma das páginas de um livro novo.
“Quando chegam novas obras, o movimento cresce bastante. Todos querem ler as novidades, ainda mais quando levamos em consideração que não recebemos novos livros há cerca de dois anos”.
Revitalização
Localizada no Centro, na Praça ao lado da Igreja da IECLB, o local que hoje abriga a biblioteca, foi construído para acomodar a primeira escola construída pela Comunidade Evangélica. Mesmo seguindo com a responsabilidade de ser um local que educa a comunidade, o tempo tem exigido do espaço algumas mudanças.
Os livros destinados à Biblioteca são adquiridos pela Prefeitura. No último ano, chegou a ser realizado um levantamento dos títulos mais procurados pelos leitores e que não estavam entre os que o local possui. O intuito era que, após a lista – que continha mais de 50 páginas – ser entregue a Secretaria de Educação, algumas dessas obras pudessem passar a fazer parte do acervo da Biblioteca, mas não houve nenhum retorno.
Assim, com a maior parte das obras sendo antigas, atualmente apenas uma pequena parcela delas é, de fato, retirada para leitura. “Eu não sou bibliotecária por formação, mas acredito que é preciso passar por uma análise técnica, uma vez que muito material aqui simplesmente não é mais utilizado”, sugere, com certa preocupação, a agente administrativa auxiliar do local.
Ideias para a “revitalização” que Solange propõe, não faltam. Para ela, utilizar as redes sociais para divulgar os livros e horários de funcionamento da biblioteca, atrairiam cada vez mais leitores. Além disto, a criação de um site, onde pudessem haver reservas e renovação das obras, é outra sugestão da qual acredita que movimentaria o local.
“A Biblioteca é muito importante e por isso é necessário preservá-la. Aqui temos obras muito bonitas que acabam ficando escondidas”.
Atendimento
O local tem o mesmo horário de funcionamento da Prefeitura: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17h. Por conta da pandemia, o número de pessoas dentro da Biblioteca é limitado a duas por vez. Além disto, os pufs e as mesas espalhados pelo interior do local estão com certas restrições para serem utilizados. Mas, fique tranquilo: todo livro tem sido higienizado após o uso.