Notícias

Boa Vista do Herval: um lugar tranquilo para se morar

06/07/2020 - 13h18min

Atualizada em 06/07/2020 - 19h10min

Moradores elogiam a localidade por sua tranqüilidade e pelas oportunidades de trabalho (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Além de ser potencialmente forte com geração de emprego em diversos segmentos desde o comércio a indústrias, o privilégio de morar na tranquilidade da natureza de Boa Vista do Herval é, segundo os moradores, um dos maiores presentes. “O bom é morar em um lugar calmo, sem muito movimento e, ao mesmo tempo tem um pouco de tudo na volta”, disse Valdir Schuh, 45 anos.

Valdir Schuh, 45 anos

Ele mora em casa junto com a mãe Maria Nelsi Schuh, 76 anos e, ambos, trabalham na roça. “Gosto de morar aqui”, conta Maria. Apesar dos elogios para a comunidade, Valdir lamenta que nas estradas que estão localizadas mais distantes há muito furtos nas lavouras. “Moro aqui desde criança e esse é um problema antigo, volta e meia acontece”, disse, mencionando o recente episódio onde um morador perdeu mais de 300 quilos de batata que foram furtados direto da roça.

Maria Nelsi Schuh, 76 anos

“Das musma soh mit schlebe”

Rudi Emilio Boeff, de 77 anos, e seu filho Marcelo, de 45 anos, são agricultores e, apesar do trabalho árduo contam que gostam de morar na localidade, principalmente por ter muito espaço para trabalhar. “Tenho um problema na perna, quase não consigo mais andar e estou me tratando no médico, mas, mesmo assim, continuo trabalhando”, conta seu Rudi, falando que nunca quis se mudar do local. “Aqui é assim: não tem nada bonito, nem feio. Às vezes é bom e, outras, complicado”, disse ele, completando com um “das musma soh mit schlebe”.

Rudi Emilio Boeff, 77 anos

Agricultura forte

Em cima da carroça guiada pelo Mineiro e Faceiro e pronto para ir para a roça, Marcelo conta que Boa Vista é “um lugar bonito e tranquilo de morar”. Além disso, fala que ele e o pai têm bastante roça “e produzimos cerca de 20 quilos de queijo por semana”, conta, afirmando que eles possuem três vacas, das quais uma está prenha e, no total, tem sete cabeças de gado.

Marcelo Boeff, 45 anos

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário