Notícias

Começam as obras das novas pontes sobre o Rio dos Sinos, em São Leopoldo

10/03/2021 - 13h27min

Projeção de como devem ficar as novas pontes depois de concluídas (Créditos: Divulgação/Dnit)

Região – Iniciaram, nesta quarta-feira, 10, as melhorias em um dos maiores pontos de tráfego de veículos na região Metropolitana de Porto Alegre. Passar pela ponte sobre o Rio dos Sinos, em São Leopoldo, na altura do quilômetro 246 da BR-116, em São Leopoldo, diariamente causa irritação nos motoristas que descem da Serra ou vêm da capital, em razão da lentidão, causada por apenas uma pista em cada lado do fluxo.

A obra será executada pelo Dnit e visa, segundo o órgão federal, “eliminar um grande ponto de estrangulamento” no trecho. Serão feitas readequações e a construção de duas novas pontes no local, que atualmente recebe um tráfego diário de 120 mil veículos. As pontes passarão de duas para quatro faixas, duas em cada sentido, e as atuais quatro faixas de chegada na rodovia passarão a ser cinco, uma delas para acesso a São Leopoldo.

Os acessos de entrada e saída também serão readequados, conforme as necessidades do município e da fluidez de trânsito na BR-116. O Dnit prevê um investimento de mais de R$ 50 milhões somente com a ponte, acessos e vias laterais. Após a liberação da licença ambiental pelo Ibama, o Dnit iniciará os serviços a partir das fundações das duas novas pontes.

Para cada uma delas, serão instaladas 48 estacas do tipo raiz, com diâmetro de 40 cm, encravadas até a rocha, distribuídas em cinco vãos de 20 metros. As duas novas pontes serão implantadas em paralelo às duas existentes. Cada uma terá largura de 11,30 metros e extensão de 100 metros.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário