Notícias
Coronavírus: Igreja orienta padres da região a não entregar hóstia na boca de fiéis
Região – Com a confirmação de mais um caso de coronavírus no Brasil, as atenções para os métodos de prevenção à doença têm aumentado. Nas missas e celebrações da Igreja Católica, mudanças de costumes tradicionais devem ocorrer devido a uma normativa repassada pela Diocese de Novo Hamburgo. Conforme o documento, os fiéis devem evitar o abraço e o aperto de mão da paz, não rezar o Pai Nosso de mãos dadas e não receber a eucaristia (hóstia) diretamente na boca.
Segundo o padre Paulo Bervian, da Paróquia São Pedro Apóstolo, de Ivoti, em um primeiro momento, a comunidade católica está sendo comunicada da decisão. “Não significa que não temos vontade de abraçar e dar as mãos, mas são medidas para evitar o contágio. A comunidade está entendendo bem, até porque não é uma situação permanente”, destacou o padre.
Já o pastor Oscar Martinho Zimmermann, da Igreja Evangélica Luterana (IELB) de Dois Irmãos, destaca que não está sendo adotada nenhuma restrição ou orientação diferente nas celebrações devido ao risco de disseminação do coronavírus. Segundo ele, valem as orientações gerais de cuidados de saúde que todos devem ter no seu dia a dia.