Notícias

Dois Irmãos reforça Dia de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes celebrado hoje

18/05/2021 - 07h17min

Dois Irmãos – Nota da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação:

“É chegado mais um dia 18 de maio… Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Porque este dia existe? Porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de tradicionais e influentes famílias do Espírito Santo. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Infelizmente essa é a realidade de muitas crianças e adolescentes no nosso país. Lemos as notícias e os crimes se revelam cada vez mais brutais. São tantas Aracelis, Bernardos e Henrys espalhados pelo Brasil, que nós não podemos nos omitir diante de tamanha brutalidade. Uma das formas mais recorrentes de violência contra crianças e adolescentes é o abuso sexual. No Rio Grande do Sul, entre 2015 e 2020, foram notificados 15.020 casos de violência sexual (SINAN, Ministério da Saúde). Destes, 5.039 (33,5%) contra crianças e 6.397 (42,6%) contra adolescentes, representando 76,1% dos casos notificados. Das crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, 9.470 (82,8%) eram do sexo feminino e 1.966 (17,2%), do sexo masculino; 20,4%, da raça/cor da pele negra ou parda, e 71,6% dos casos ocorreram na residência da vítima. Com o distanciamento social decorrente da pandemia, estima-se que os casos de violência contra crianças e adolescentes tenham se acentuado, ao mesmo tempo em que diminuíram as notificações. (Dados CEDICA/RS).

Infelizmente, a realidade nos mostra que o agressor normalmente é parente da criança ou alguém próximo. Cerca de 50% dos abusadoresforam pais ou padrastos, enquanto os demais são outros familiares próximos, como avôs e tios, ou, em menor proporção, desconhecidos. Só cerca de 1% dos abusos atendidos no local foram cometidos por mulheres.

Nosso papel enquanto sociedade é proteger crianças e adolescentes, para que eles possam crescer e se desenvolver em ambientes saudáveis, portanto façamos nosso papel. Ao se depararem com uma situação de abuso, ou até mesmo desconfiança de que tal crime tenha sido cometido, entre em contato com os órgãos competentes.

Uma campanha promovida pela Administração Municipal de Dois Irmãos, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Façamos nossa parte! Proteja! Denuncie!

• Brigada Militar – pode ser acionada pelo 190 em qualquer cidade do RS

• Polícia Civil – Basta ir à delegacia mais próxima ou repassar a informação pelo telefone. É possível utilizar o Disque Denúncia pelo 181.

• Disque 100 – recebe denúncias sobre violência contra criança e adolescente em todo o país

• Conselho Tutelar – situado na Avenida São Miguel, 453, no Centro de Dois Irmãos, junto ao prédio da Assistência Social. O telefone de contato é (51) 3564-8804 e 99199-1869.”

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário