Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Catedral de Notre-Dame toca sinos no aniversário de um ano do incêndio

16/04/2020 - 08h22min

Paris – Um ano após o incêndio que consumiu grande parte da catedral Notre-Dame e que abalou o mundo, o grande sino tocou na noite de quarta-feira, 15.
De acordo com publicação da CNN Internacional, o gesto foi um marco da resistência do prédio, marco da arquitetura gótica, e dos médicos que enfrentam a epidemia de coronavírus na França.
Em 15 de abril de 2019, as chamas irromperam e consumiram o pináculo e o teto da catedral de 850 anos. Segundo as autoridades, se o fogo durasse mais meia hora, o edifício seria totalmente destruído.
O sino dobrou na mesma hora em que os parisienses aplaudiam de suas janelas e sacadas em homenagem aos profissionais na linha de frente do enfrentamento à Covid-19. A epidemia já fez quase 16 mil vítimas no país.
“A restauração de Notre-Dame é um símbolo da resistência do nosso povo, da capacidade de superar adversidades e se recuperar”, disse o presidente Emmanuel Macron nesta quarta-feira.
Ele reiterou a promessa de reconstruir Notre-Dame em cinco anos, mas as obras para garantir a solidez estrutural da catedral estão com meses de atraso, primeiramente por causa das tempestades de inverno e, agora, devido à pandemia.
O campanário sul da catedral, que abriga o sino de 13 toneladas forjado em 1681, o segundo maior do país, está estruturalmente intacto. O sino é tradicionalmente tocado para grandes celebrações religiosas, visitas papais e funerais presidenciais. Desde o incêndio, soou apenas uma vez, em homenagem ao ex-presidente Jacques Chirac, que morreu em setembro de 2019.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.