Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Ciclone bomba causa sete mortes em Santa Catarina

01/07/2020 - 09h48min

Cidades catarinenses amanheceram com cenário de caos após passagem de ciclone

A forte ventania que chegou a 120km/h formou um ciclone bomba, que atingiu Santa Catarina e o Rio Grande do Sul durante a noite de terça-feira (30). Até o momento, o fenômeno provocou a morte de sete pessoas no estado catarinense e ainda há muitos desaparecidos. No Rio Grande do Sul, cerca de 895 mil pessoas estão sem luz.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a morte mais recente é de um homem de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, confirmada na manhã desta quarta-feira (1º). Outras três mortes foram registradas em Tijucas e uma em Santo Amaro da Imperatriz, ambas na Grande Florianópolis, uma em Chapecó, no Oeste catarinense, uma em Ilhota, no Vale do Itajaí, e uma pessoa segue desaparecida em Brusque, também no Vale. No Rio Grande do Sul, uma morte também foi registrada. Durante a madrugada desta quarta-feira (1º), os ventos chegaram a 90 km/h no estado.

Vento permanece até a tarde

As fortes rajadas de vento causadas pelo ciclone devem continuar em toda Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. A condição deve permanecer ao longo da manhã até o meio da tarde desta quarta. Na maior parte do estado catarinense, deve ficar entre 40 e 60 km/h, com pico de 80 a 100 km/h na Serra e região litorânea. De acordo com o meteorologia, não há previsão de temporais com chuva forte nesta quarta-feira. A previsão é de sol e tempo seco no Litoral e no Norte do estado. Na Serra e no Oeste, a nebulosidade deve predominar, onde pode ocorrer pancadas de chuva.

Velocidade do vento durante a madrugada desta quarta-feira:

Rancho Queimado: 90 km/h
São Joaquim: 84 km/h
Major Gercino: 80 km/h
Araranguá: 75 km/h
Florianópolis: 50 km/h

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.