Estado - País - Mundo
Coronavírus: Argentina suspende voos vindos da Europa, Estados Unidos e outros países
Buenos Aires – Após os Estados Unidos, a Argentina também anunciou a suspensão dos voos internacionais vindos de outros países, por conta do coronavírus. O presidente Alberto Fernández, da nação vizinha do Brasil, suspendeu por decreto os voos provenientes da Europa, Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão, China e Irã, em um período de 30 dias. A medida de emergência sanitária foi também ampliada por um ano.
Conforme o texto do decreto, a suspensão pode ser ampliada para mais países, dependendo da evolução da situação. Outro ponto do decreto é que as companhias aéreas, com exceção da estatal Aerolíneas Argentinas, só poderão repatriar residentes na Argentina até segunda-feira, 16.
O documento ainda estabelece “isolamento obrigatório por 14 dias” em quatro casos:
- diagnóstico confirmado de covid-19;
- “casos suspeitos”, ou seja, pessoas com sintomas e que, além disto, tenham estado nos últimos dias em zonas afetadas ou em contato com casos confirmados ou prováveis;
- pessoas em contato estreito com casos confirmados ou suspeitos;
- pessoas que entraram na Argentina nos últimos 14 dias vindas das regiões mais afetadas – Europa, Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão, China e Irã.
Quem descumprir as normas sofrerá “responsabilidades penais”, segundo Fernández. O Código Penal argentino prevê pena de prisão de seis meses a dois anos a quem violar medidas adotadas para impedir uma epidemia. A Argentina tem 31 casos, sendo dez deles anunciados ontem e três com transmissão local, além de uma morte.
Fonte: Agência Brasil