Estado - País - Mundo

Eleição entre Trump e Biden promete ser acirrada e pode terminar nos tribunais

03/11/2020 - 09h39min

Biden e Trump disputam pleito nesta terça-feira, 3 (Créditos: G1)

Washington – Donald Trump e Joe Biden têm um dia cheio nesta terça-feira, 3, data da eleição presidencial norte-americana, e que promete ser uma das mais tumultuadas das últimas décadas. Tudo indica que, dada a situação peculiar do pleito nos Estados Unidos, o resultado possa não sair ainda hoje.

Entre as situações presenciadas, além da forte polarização, é o número recorde de votos pelo correio registrados nesta eleição até o momento. Alguns ministros da Suprema Corte também parecem prontos para intervir se a disputa for acirrada e contestada.

Trump, do Partido Republicano, e Biden, do Partido Democrata, têm enormes desafios pela frente, entre eles a pandemia de Covid-19, que ainda castiga os Estados Unidos, de forma que  o país lidera, tanto em número de casos confirmados quanto de mortes.

Espera-se que o “novo normal” ainda demore para chegar por lá, em uma nação bastante dividida em diversos aspectos, como violência racial, e no qual o pleito não será decidido pelo voto da totalidade da nação, mas sim por estados.

Por isso, espera-se disputa nos chamados Estados-pêndulo, ou seja, que não têm preferência democrata ou republicana, variando ao longo das eleições. “Se o resultado final depender da Pensilvânia ou da Flórida, eu acho que teremos a batalha jurídica das nossas vidas”, disse Jessica Levinson, professora de lei eleitoral da Loyola Law School, de Los Angeles.

Com informações de Agência Brasil

Copyright© 2020 - Grupo o Diário