Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Enem 2020 terá várias novidades

09/12/2020 - 17h49min

Os candidatos que forem diagnosticados com Covid-19 e, portanto, não puderem comparecer ao teste, terão uma nova chance - Foto: Agência Brasília

Em pouco mais de um mês, estudantes de todo o país farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os preparativos para a aplicação dos testes estão em ritmo acelerado. E os candidatos, além de estudarem, precisam ficar atentos para as regras no dia do exame.

As provas do Enem 2020 serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 na versão impressa, e na versão digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Foram mais de 5,7 milhões de inscrições confirmadas.

O presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussi, lembrou que, devido ao novo coronavírus, o exame sofreu algumas alterações.

“O Enem 2020 está sendo preparado para que todos os participantes possam fazer suas provas com tranquilidade em janeiro de 2021. Devido à Covid-19, os participantes podem levar álcool individual e máscaras para trocar durante o exame. O Inep vai fornecer em cada sala o álcool em gel. É importante que todos cheguem com antecedência no local de prova para evitar aglomeração e que não tenhamos nenhum tipo de problema em relação à doença”, explica.

As Forças Armadas apoiam a logística do exame, assim como em anos anteriores. De acordo com o Ministério da Defesa, para o Enem 2020, está previsto o apoio de 43 unidades militares armazenando 13 mil metros quadrados de provas.

Nova chance para quem estiver com Covid-19

Os candidatos que forem diagnosticados com Covid-19 ou alguma outra doença infectocontagiosa e, portanto, não puderem comparecer ao teste, terão uma nova chance.

Para isso, é preciso ir no site do Inep ou ligar para a central de atendimento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e comunicar a doença. O número é 0800 616161 e a ligação é gratuita.

O edital do Enem detalha que as doenças infectocontagiosas consideradas são coqueluche, difteria, doença invasiva por Iaemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19.

Acessibilidade

Essa edição do Enem marca os 20 anos das primeiras medidas para atender pessoas com deficiência. Ao longo desses anos, os estudantes passaram a contar, por exemplo, com provas em braile, com letras ampliadas e super ampliadas, guia-intérprete para pessoas com surdocegueira, auxílios para leitura e transcrição; sala de fácil acesso e mobiliário acessível.

O Enem 2020 traz novidades de acessibilidade. Entre elas, a disponibilização de leitor de tela para participantes com cegueira, surdocegueira, baixa visão ou visão monocular. Autistas e surdocegos terão banca especial para correção das provas. O candidato que escrever a redação em braile terá as provas corrigidas no Sistema Braile.

Um total de 52.598 inscritos no Enem 2020 solicitaram algum tipo de atendimento especializado.

Crédito: www.gov.br

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.