Conecte-se conosco

Destaques

Família estanciense busca doação para bebê realizar cirurgia

14/03/2022 - 15h00min

Atualizada em 15/03/2022 - 13h29min

Martina Vitória Souza de Oliveira já passou por três cirurgias complexas (Crédito: Arquivo pessoal)

Procedimento de correção de pé torto congênito, dará condições de a menina caminhar

Estância Velha – A família da bebê Martina Vitória Souza de Oliveira, sete meses, está promovendo ações para custear uma cirurgia, que vai possibilitar que a menina caminhe. O procedimento de correção de pé torto congênito, que está agendado para o final de março, é coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) somente a partir dos quatro anos de idade.

Conforme a mãe, Roberta Aparecida Santos de Souza, a filha foi diagnosticada com mielomeningocele, uma má formação na coluna vertebral. O valor da cirurgia, que será realizada no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, é de R$ 50 mil e vai corrigir os ossos e postura dos pés, dando condições à menina para que não necessite de cadeira de rodas.

“Ela precisa operar os pés para uma melhor qualidade de vida e quem sabe, consiga caminhar”, detalha Roberta. A avó da criança, Josiane Trespach Martins de Oliveira, 41, criou uma vakinha online para arrecadar o valor, além de outras ações que a família está promovendo.

História da Martina

Com 26 semanas de gestação, a mãe e a filha passaram por cirurgia intrauterina para correção na coluna. “Ela nasceu com 940 gramas e aos 27 dias de vida, precisou fazer cirurgia no coração”, conta Roberta. Martina permaneceu por 76 dias na UTI Neonatal, até que em novembro passou pelo primeiro procedimento nos pés, em que os tendões foram cortados.

Ela usou órteses, aparelho de uso provisório que permite alinhar, corrigir ou regular os pés, por cerca de três meses, mas agora precisa de nova operação. Segundo a família, a bebê não consegue se alimentar com sólidos, devido aos problemas de saúde.

Como ajudar

Como forma de angariar fundos, no dia 25 de março, das 17 às 20 horas, no Campo dos Santos, a mãe e a avó estarão comercializando pizzas congeladas. O cartão custa R$ 25,00 e as encomendas podem ser feitas até dia 20, pelo telefone 51 99875-7702. Doações espontâneas também podem ser realizadas através da chave PIX 020.511.970-08 ou pelo link da vakinha: vaka.me/2688679.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.