Estado - País - Mundo
Lula venceria Bolsonaro no 1º e 2º turno se eleições fossem hoje, diz Datafolha
São Paulo – Caso a eleição para presidente em 2022 fosse hoje, o ex-presidente Lula (PT) venceria o atual, Jair Bolsonaro (sem partido), em uma eventual disputa de primeiro turno. A informação foi divulgada ontem pelo instituto Datafolha. Lula teria 41% das intenções de voto dos brasileiros com mais de 16 anos, e Bolsonaro teria 23%.
Na sequência, aparecem empatados: Sérgio Moro (sem partido), com 7%, Ciro Gomes (PDT), com 6%, Luciano Huck (sem partido), com 4%, João Doria (PSDB), com 3%, Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 2%, e João Amoedo (Novo), também com 2%. Uma parcela de 9% votaria em branco ou nulo, e 4% preferiram não opinar.
Quando questionados em quem não votariam de jeito nenhum para presidente, 54% apontaram Bolsonaro, e 36% apontaram Lula. Na sequência, com rejeição mais baixa, aparecem João Doria, em que 30% não votariam de jeito nenhum, Huck (29%), Moro (26%), Ciro (24%), Mandetta (17%) e Amoêdo (16%). Há 2% que rejeitam todos, 1% que não rejeita nenhum deles, e 2% que não opinaram.
O Datafolha também fez eventuais simulações do 2º turno da disputa presidencial. Se Lula disputasse contra Bolsonaro, o petista também ganharia, com 55% das intenções de voto, ante 32% de Bolsonaro. Uma parcela de 11% votaria em branco ou nulo, e 2% não opinaram. A pesquisa ainda fez um cenário espontâneo, ou seja, os nomes dos eventuais candidatos não eram ditos antes pelos pesquisadores. Neste caso, Lula também venceria, com 21%, contra 17% de Bolsonaro e 1% de Ciro Gomes. Outros nomes tiveram 2%, somados.
A pesquisa foi feita entre os dias 11 e 12 de maio em 146 municípios brasileiros. Foram entrevistadas 2.071 pessoas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou menos.