Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Mapa preliminar indica 11 regiões em bandeira vermelha e 10 em laranja no RS

30/01/2021 - 10h14min

Rio Grande do Sul – O mapa preliminar do Rio Grande do Sul, divulgado nesta sexta-feira (29), indica 11 regiões em bandeira vermelha, de alto risco para o contágio por coronavírus, e 10 em laranja, de risco médio, para a próxima semana. De acordo com o governo gaúcho, “ainda há alto risco na maior parte do Estado para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do vírus”, mas a “leve melhora em indicadores monitorados pelo sistema de análise de dados se refletiu no aumento de regiões em bandeira laranja”. Na rodada anterior, eram quatro regiões em laranja. O mapa definitivo para a próxima semana será divulgado na segunda-feira (1º), e passa a valer a partir de terça (2) até a segunda seguinte (8).

Em bandeira vermelha está 54,8% da população gaúcha, nas regiões de Cachoeira do Sul, Capão da Canoa, Erechim, Lajeado, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana. Na cor laranja estão as regiões de Canoas, Cruz Alta, Guaíba, Ijuí, Novo Hamburgo, Santa Rosa, Taquara, Bagé, Caxias do Sul e Pelotas.

Conforme o Executivo, os principais indicadores que apresentaram alteração foram o número de pacientes confirmados com covid-19 internados em leitos clínicos (-2%) e em leitos de UTI (-6%). Houve também redução nos novos registros semanais de hospitalização (-9%), no total de óbitos por coronavírus (-8%) e no número de casos ativos (- 6%). “Mesmo com esses dados, as cores do mapa preliminar continuam refletindo a gravidade da situação do Rio Grande do Sul”, destacou o governo em material divulgado nesta sexta. As associações regionais que desejarem enviar pedido de reconsideração ao mapa preliminar podem recorrer até as 6h de domingo (31).

Preocupação com os próximos feriados

Ainda segundo o Executivo, existe uma “preocupação em especial” com as próximas datas comemorativas — como o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes e de Iemanjá (em 2 de fevereiro) e o Carnaval (16 de fevereiro) —, que “costumam reunir um grande número de pessoas por motivos religiosos ou festivos”.

O Gabinete de Crise afirmou que avalia as sugestões debatidas durante reuniões entre o governador Eduardo Leite e líderes religiosos na manhã desta sexta (29), no Palácio Piratini. Para reforçar as medidas de prevenção, principalmente evitar aglomerações, não está descartada uma atualização do decreto do distanciamento controlado, com novos protocolos, afirmou o Estado.

Além disso, o governo chama atenção para o fato de que ainda deve levar um tempo para que a população seja imunizada. Até o momento, 145 mil doses de vacina contra covid-19 das 551,2 mil recebidas foram aplicadas, segundo o Executivo.

— A trajetória de redução de casos e internações no Estado só vai ser alcançada com a colaboração de todos, ajudando no distanciamento social, uso de máscara, higienização constante e evitando aglomerações. A vacinação será fundamental, mas levará tempo até que atinja um percentual da população capaz de gerar imunização. Portanto, o vírus seguirá circulando, e os cuidados precisam permanecer, para garantirmos com o comportamento da população o melhor antídoto — afirmou Leite na quinta-feira (28), em transmissão ao vivo sobre o combate à pandemia no RS.

Nove regiões em bandeira vermelha atuam sob cogestão

Caso a classificação prévia seja mantida, as nove regiões em bandeira vermelha que aderiram ao sistema de cogestão regional podem adotar os protocolos próprios compatíveis até o nível de restrição da bandeira laranja. Uruguaiana e Santa Maria, que não aderiram à cogestão, estão em vermelho e devem seguir os protocolos determinados pelo Estado.

As nove regiões classificadas em laranja e participantes do sistema de cogestão podem utilizar protocolos de bandeira amarela, se estiverem previstos e atualizados nos seus planos regionais. Guaíba, que não aderiu, deve seguir os protocolos estaduais de bandeira laranja.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.