Estado - País - Mundo
Morre aos 92 anos o ex-senador José Paulo Bisol
Porto Alegre – Faleceu neste sábado, 26, o ex-senador José Paulo Bisol, aos 92 anos. As manifestações de pesar já movimentam as redes sociais. Segundo boletim médico, Bisol foi transferido de Osório para o CTI do Moinhos de Vento, em Porto Alegre, no dia 31 de maio, com infarto agudo do miocárdio. O desembargador aposentado, escritor e político tinha insuficiência renal crônica e teve suas condições agravadas por choque cardiogênico e séptico.
Bisol nasceu em Porto Alegre, em 22 de outubro de 1928. Foi deputado estadual, secretário de segurança do Estado e duas vezes candidato a vice-presidente. Em 1986, foi eleito senador pelo MDB. Em 2009, recebeu a medalha do Mérito Farroupilha, mais alta honraria concedida pelo parlamento gaúcho.
Figura pública e política, teve uma trajetória que marcou muitas passagens, destacou-se como relator da subcomissão de patrimônio na CPMI do Orçamento, quando denunciou e juntou provas de corrupção envolvendo a construtora Odebrecht. O ex-senador deixa a esposa, Vera Lúcia Zanette, três filhos, Tula, Ricardo e Jairo, nove netos e um bisneto. Em respeito à pandemia, o velório e o enterro serão reservados à família.
Homenagem:
A Secretaria de Segurança do Estado divulgou a seguinte Nota de Pesar:
A @SSP_RS lamenta, com grande pesar, o falecimento do desembargador aposentando, ex-deputado e ex-senador José Paulo Bisol, aos 92 anos. Também foi secretário da Justiça e da Segurança (nome anterior da SSP) no governo Olívio Dutra, de 1999 a 2002. À família, nossos sentimentos.