Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

OMS declara pandemia global de coronavírus

11/03/2020 - 13h56min

Atualizada em 11/03/2020 - 14h00min

Genebra, Suíça – A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta quarta-feira, 11, como pandemia o surto atual do novo coronavírus. A declaração foi dada pelo diretor-geral do órgão, Tedros Ghebreyesus. Conforme ele, isto não muda o que a própria OMS e demais países estão fazendo para “detectar, proteger, tratar e reduzir” a transmissão da Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

Não serão adotadas, por ora também, outras recomendações para combater o vírus. A OMS também comentou que os casos de infectados pelo coronavírus devem subir nos próximos dias e semanas, especialmente fora da China, onde o surto iniciou no final de 2019 e onde a situação estaria mais controlada por ora.

Por definição, a pandemia é uma distribuição global sustentada de determinada enfermidade. É diferente, por exemplo, de um surto ou epidemia, que são mais locais. Segundo a Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, há mais de 121 mil casos confirmados de infecções e 4,3 mil mortes. A China lidera o número de óbitos, seguido pela Itália, Irã, Coreia do Sul e Espanha. O Brasil tinha, até ontem, 34 casos confirmados da Covid-19, e 893 suspeitas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.