Estado - País - Mundo
QR Code falso está roubando dinheiro em live de famosos
País –QR Code falsos estão sendo usados para roubar dinheiro de contribuições destinadas ao combate do coronavírus no Brasil, segundo apurou uma reportagem do G1. De acordo com a publicação, usuários mal intencionados têm substituído o código para doações veiculado em live de famosos e, ao invés do recurso ser destinado para a conta da doação está sendo destinado para a conta dos golpistas.
Em função do sucesso das lives no País, principalmente de cantores sertanejos, os golpistas estão criando diversos canais no Youtube que reproduzem o conteúdo da live oficial e atraindo milhares de telespectadores. Contudo, na transmissão não oficial, o QR Code de doações é substituído por outro e direciona das doações para a conta dos golpistas.
De acordo com a publicação, essas lives falsas chegaram a ter picos de mais de 1,5 milhão de views simultâneos.
Em entrevista, o presidente da Universal, Paulo Lima explica que nos últimos dias não foram mais encontradas lives piratas. “Nós trabalhamos com o YouTube para derrubar essas lives. O YouTube implementou um sistema automático para derrubar todas essas retransmissões ilegais. Esperamos que isso logo acabe”, diz Lima ao G1.