Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Temporal com rajadas de vento deixa 245 mil sem luz e provoca alagamentos em Porto Alegre

13/12/2020 - 17h51min

Chuva durou cerca de 10 minutos e começou por volta das 15h (Crédito: Laura Becker/Agência RBS)

Porto Alegre – Uma violenta tempestade que durou cerca de 10 minutos derrubou árvores, postes e provocou alagamentos em Porto Alegre, na tarde deste domingo (13). Entre os pontos inundados estavam o cruzamento das ruas Luís Afonso e João Alfredo (Cidade Baixa), as avenidas Erico Veríssimo, Sertório, Carlos Barbosa e Padre Cacique. O túnel da Conceição também ficou interrompido por excesso de água da chuva.

Muitos moradores da Capital relatam falta de luz e vias bloqueadas, em diversos bairros. Contribuíram para o tumulto as sinaleiras desligadas devido à queda de energia. Conforme a CEEE, pelo menos 245 mil domicílios ficaram sem energia na sua área de atuação, sendo 160 mil em Porto Alegre e 45 mil em Viamão. As outras cidades afetadas, segundo a CEEE, são Alvorada, Guaíba e Eldorado do Sul. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), a falta de luz também afeta o abastecimento de água em diversos pontos da cidade. Mais cedo, o Dmae já havia anunciado que alguns bairros ficarão sem abastecimento na próxima semana.

Falta de água afeta 14 localidades da Zona Sul de Porto Alegre

Em Porto Alegre, segundo relatos de moradores através das redes sociais de GZH, há registro de problemas nos bairros Cascata, Tristeza, Ipanema, Aberta dos Morros, Jardim do Salso, Teresópolis, Petrópolis, Rui Branco, Itu Sabará, Cavalhada, Hípica, Menino Deus, Cidade Baixa, Bom Fim, Bela Vista, entre outros. Em Viamão, diversos bairros também estão sem luz. Há registros de locais às escuras na área da Rio Grande Energia (RGE), mas a companhia ainda não divulgou um balanço.

No bairro Santana, o vento fez palmeiras se vergarem na rua Monsenhor Veras. O mesmo aconteceu na Avenida João Pessoa, próximo à Cidade Baixa, e na avenida Osvaldo Aranha, no Bom Fim. Um rio de lama oriundo do Parque da Redenção invadiu as pistas, provocando transtornos aos veículos.

Conforme meteorologistas consultados por GZH, o temporal foi causado por uma nuvem cumulo-nimbus (escura e em forma de bigorna), gestada por uma área de baixa pressão. Tudo foi agravado pela temperatura alta, de 34º. Conforme a Somar Meteorologia, os ventos na região do aeroporto Salgado Filho atingiram 91 km/h, o que é impressionante. Muito perigosos, aliás, para aviões, que tiveram os voos desviados para outras capitais.

Rota do Sol terá bloqueios temporários a partir desta segunda, 14 de dezembro

— Só a análise dos estragos poderá dizer se tivemos uma microexplosão, um tornado, algum fenômeno desse tipo. Só podemos dizer que esses ventos são fora do comum, embora ocorram no verão em diversas partes — resume a meteorologista Fabiene Casamento, da Somar.

O meteorologista Cléo Kuhn, da Rádio Gaúcha, diz que Porto Alegre enfrentou uma típica “tempestade de verão”, com ventos fortes e trovoadas. Isso não exclui que possa ter ocorrido algum fenômeno a mais, como um tornado, mas só análises posteriores poderão mostrar.

No bairro Sarandi, na Zona Norte, árvores caíram e postes ficaram pendurados com a força do vento. Além disso, a água descia lentamente em alguns pontos. Na rua Zeferino Dias, o comerciante Joaquim Rosa limpava a sujeira que a água deixou em frente a sua casa.

Fonte: Gaúcha ZH

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.