Conecte-se conosco

Notícias

Estado recebe alerta de casos na Argentina de variante indiana do coronavírus

14/05/2021 - 15h02min

Estado – O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, enviou, nesta quinta-feira, 13, um comunicado para o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), informando a confirmação de dois casos de Covid-19 com a variante indiana do coronavírus na Argentina. O alerta foi encaminhado também para Santa Catarina e Paraná, já que os três estados fazem fronteira com o país e, deste modo, devem reforçar o monitoramento de possíveis mudanças no perfil de casos nesses locais.

As autoridades argentinas informaram que, além dos dois casos onde foi identificada a variante B.1.617, originária da Índia, houve ainda um terceiro caso em que o paciente apresentou a variante B.1.351, que é originalmente da África do Sul. Ambas as variantes são consideradas “variantes de preocupação”, sendo a B.1.617, inclusive, apontada pela Organização Mundial de Saúde como uma das possíveis causas do aumento de casos e óbitos na Índia neste ano.

As pessoas que apresentaram contaminação com as variantes, deram entrada na Argentina no dia 24 de abril, sendo encaminhados para realizar o isolamento social em Buenos Aires. Os dois viajantes com a variante indiana vinham da França, enquanto o com a variante sul-africana, chegava da Espanha.

De acordo com a Secretaria de Saúde, são realizadas análises periódicas para que seja possível identificar quais as variantes que estão circulando pelo Estado e informa que esta variante indiana ainda não foi diagnosticada. Além disto, a SES comenta que mantém a preocupação e a vigilância nas fronteiras, onde o trabalho de fiscalização é realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.