Notícias

Estância Velha: Câmara busca captar água para moradores da Perimetral

29/04/2020 - 15h23min

Atualizada em 29/04/2020 - 15h29min

Poços a céu aberto fornecem água imprópria para os moradores da localidade

Estância Velha – Após nova reportagem sobre a situação das famílias que residem em uma área próxima à Avenida Perimetral em Ivoti, mas que pertence legalmente ao município de Estância Velha, a Câmara de Vereadores foi procurada para apurar se havia alguma movimentação no intuito de procurar soluções a um dos principais problemas constatados no local: o abastecimento de água.

Em fevereiro o Diário visitou as famílias após reclamação quanto ao serviço de distribuição de água, que em razão de disputas jurídicas, foi estruturado pelos próprios moradores da vila, que cavaram poços a céu aberto e fizeram a ligação na rede das residências. A água é imprópria para consumo em razão das impurezas que são levadas pela chuva para os reservatórios, além da circulação de animais no entorno das estruturas.

Medidas políticas

Em contato com uma ala do Legislativo, foi informado que já há uma movimentação dos vereadores para tentar intervir na situação dos moradores. O principal objetivo do momento é prover a distribuição de água potável e pôr fim ao principal tormento da localidade. Para isso, os vereadores tentam intermediar um encontro entre Legislativo, representantes da Corsan e Ministério Público, para estudar a viabilidade de um projeto. O assunto deve ser levado para debate na Câmara assim que a Casa retomar suas rotinas de trabalho, o que deve ocorrer a partir do próximo dia 30.

O principal entrave encontrado de antemão, no entanto, se refere a via de acesso mais próxima a rede de água, que seria através da Avenida Perimetral de Ivoti, que é de competência da Autarquia Águas de Ivoti. Outra hipótese estudada, seria fazer a ligação com a rede que passa pela Avenida Presidente Lucena, dentro do perímetro de Estância Velha. Mas por ser através de uma faixa de terreno que pertence a uma área particular, a Corsan estaria impedida de passar a canalização. A intenção dos vereadores é tentar obter a desapropriação da área através da doação da faixa de terreno, medida que também passa pela Prefeitura.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário