Geral
100 Dias: Prefeito Jerri relata suas ações em Dois Irmãos
Chefe do Executivo concedeu entrevista ao Diário
Por Felipe Faleiro
Ivoti/Dois Irmãos – O prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, foi mais um dos entrevistados no projeto Os 100 Dias das Administrações Municipais. O chefe do Executivo falou, por pouco mais de uma hora, a respeito de diversos assuntos. Leia um trecho da entrevista a seguir e confira a conversa completa no Facebook ODIARIONET.
Confira um trecho da entrevista
Diário: Como resumir os primeiros 100 dias de mandato?
Jerri Meneghetti: É um período de muito planejamento, plantar sementes para começar a colheita a partir de agora. Foi um período bastante importante para nós. O que interferiu bastante no nosso trabalho foi esta piora que tivemos na pandemia. Procuramos dedicar muito tempo e ações em cima disto também, poderíamos estar um pouco mais adiantados, mas tivemos este grande desafio e tivemos de enfrentá-lo da melhor maneira possível. Mas acredito que o balanço, em geral, tenha sido positivo.
Diário: Como está o combate à pandemia no município?
Jerri Meneghetti: Sempre estivemos preparados e temos conhecimento, em sua essência, na área da Saúde, em imunização. Ao longo da história, tivemos a intensificação de campanhas de vacinação, então, de modo geral, os municípios estão preparados para fazê-las. Só que as vacinas precisam chegar de forma suficiente. E a Coronavac, ela tem vindo, muitas vezes, sem as dez doses por frasco que têm sido especificadas. Isto é uma questão importante, e já foi relatada à Secretaria Estadual de Saúde, e ao Ministério da Saúde. Nossa estimativa é que poderíamos ter vacinado 400 pessoas a mais em Dois Irmãos, se não houvesse este problema.
Diário: Quais os avanços e desafios na Educação?
Jerri Meneghetti: O desafio foi de conciliar esta nova modalidade de ensino, que tivemos de nos adaptar desde o ano passado, que está passando por transformações. Dois Irmãos foi um dos primeiros municípios a conseguir se adequar dentro da plataforma de ensino híbrido, e também havendo a liberação da ação judicial, imediatamente o município está com condições de atender a estas séries iniciais. E temos feito um trabalho importante em parceria com a Fadi para ampliar as vagas na Educação Infantil de zero a três anos.
Diário: Como estão as Obras e Infraestrutura em seu mandato?
Jerri Meneghetti: Sobre recursos federais, tivemos de iniciar do zero. Sempre ficava algo de um ano para o outro, mas ao longo do ano de 2020, todas as emendas foram para a Saúde. Mas temos obras em andamento. Além das escolas, temos uma rua, cuja demanda é antiga, com uma intervenção cara, pois se trata de uma lomba, porém vamos conseguir fazer. Temos algumas obras também em andamento no sistema de pavimentação comunitária, e uma obra bastante importante na Av. São Miguel. Já havíamos revitalizado o calçamento, mas ainda temos que melhorar ali.
Diário: Como será a instalação do escritório do Sine em Dois Irmãos?
Jerri Meneghetti: Hoje, há alguma dificuldade de as empresas captar mão de obra, e por outro lado temos demanda que precisa de emprego. Acreditamos que o Sine, pelo conhecimento que tem, é capaz de solucionar isto. Ele vai ter outros serviços, carteira do artesão, carteira de trabalho, e vai ser um centro de serviços. O parecer da FGTAS está sendo muito favorável para instalação em Dois Irmãos. A última etapa que falta é a aprovação de um conselho estadual, mas estamos bastante otimistas, porque, até o momento, todas as sinalizações foram bastante positivas.
Entrevista de hoje
A série Os 100 Dias das Administrações Municipais segue nesta segunda-feira, 26. Hoje, é a vez da entrevista com a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt. A sabatina inicia às 19 horas, e será transmitida ao vivo pelo Facebook ODIARIONET.