Geral
ANIVERSÁRIO DE PICADA CAFÉ: Morro do Vento Farm é o mais novo atrativo de Picada Café
Proposta é promover uma experiência diferenciada para os visitantes
Com foco na família, em especial nas crianças, o Morro do Vento está desenvolvendo o projeto Moro do Vento Farm. A proposta é uma pequena fazenda em um dos espaços do Morro do Vento, onde adultos e crianças podem ter contato direto com a natureza, em especial com os animais e o meio de produção agrícola. No Morro do Vento Farm, os visitantes passeiam pelo celeiro, conhecem sobre cisternas e composteiras e ainda podem interagir com pequenos animais, como coelhos e aves, que vivem no local. “É um ambiente muito sustentável pois a gente acredita nisso. Nós temos uma grande horta, a plantação de árvores de onde a gente tira madeira para nossas construções”, explica Rafael Ruppenthal, empreendedor que está à frente do negócio. “O celeiro foi construído com essas madeiras”, conta. São quatro tipos de faisões diferentes, minicoelhos e ‘porcos-de-brinco’. “É um resgate dos animais que eram criados antigamente”, explica Ruppenthal. “A nossa ideia é fechar um ciclo. Os animais se alimentam, fazem cocô, esse esterco vai para uma composteira e vira adubo. De lá, ele volta para a terra, que volta a produzir alimentos para estes animais. Nossa ideia é fazer esse ciclo girar ao redor do celeiro”.
Cabanas Selvagens
O espaço conta também com opção para quem quer passar a noite ou um final de semana em um belo e sossegado lugar. São quatro cabanas que literalmente nasceram e cresceram no espaço. Rafael plantou as árvores de eucaliptos antes mesmo do Morro do Vento ganhar este nome. A inspiração para a construção das chamadas ‘Wild Cabins’ veio de um programa de TV norte-americano que leva este nome e produz este tipo de abrigo. Segundo Rafael, foram usadas 90 árvores em cada cabana, a maioria plantada por ele mesmo na área de terras herdada do pai e que pertenceu ao avô. “Todo mundo falou que era loucura, mas o Morro do Vento nasceu dessa teimosia de querer fazer essas cabanas”, conta o empreendedor que explica preferir o atendimento personalizado. “Optamos por atender poucas pessoas por vez para que possamos ter essa interação com quem visita”, conta. As cabanas começaram a ser construídas em junho de 2018 e em março de 2019 começaram as atividades de aluguéis de temporadas. Para se hospedar é necessário entrar em contato e fazer a reserva com antecedência.
Brinquedos para crianças de todas as idades
Além de ser um excelente lugar para passar uma noite ou vivenciar momentos na fazenda, o Morro do Vento também tem como atrativo ‘brinquedos’ que agradam adultos e crianças. Um deles é o balanço infinito, que é bastante procurado pelos visitantes. “As pessoas gostam porque recupera uma memória afetiva”, explica Rafael. Uma pinguela também foi construída, em homenagem às pinguelas existentes na Picada Café. “O pessoal daqui conhece, mas o pessoal de fora dificilmente teve essa experiência”, conta o empreendedor. Outro atrativo construído no local é o observatório, uma torre de madeira feita para proporcionar uma vista ainda mais alta.