Geral
Após três meses, obras que causaram desmatamento no Jardim Panorâmico seguem paradas
Ivoti – “Terra, fogo, vento, água e coração!”. O grito dos cinco amigos protetores, que combinados fazia com que surgisse o herói Capitão Planeta, personagem dos desenhos animados que protegia o meio ambiente e lutava contra os vilões que queriam destruir os recursos naturais, parece ter acontecido em Ivoti. O fato aconteceu no bairro Jardim Panorâmico, em agosto, quando os moradores do local realizaram uma denúncia que resultou em uma ação no Ministério Público, contra a Autarquia Água de Ivoti. Os ivotienses, que moram no final da rua Henrique Dias, alegaram que a Autarquia estaria derrubando inúmeras árvores para a instalação de um novo reservatório.
Três meses após ainda é possível ver os montes de pedras, os caminhos abertos e algumas raízes expostas de árvores no local onde foi feito o trabalho. “Vamos esperar o processo ter uma resolução, para aí então voltarmos aos trabalhos. Iremos apenas instalar o poço artesiano, que bombeará água para os moradores do bairro”, explicou o diretor da Autarquia, Adriano Graeff, que na época disse que a intenção nunca foi desmatar e, sim, realizar apenas o serviço. A tendência é que a Autarquia necessite reflorestar o local.
Segundo o Ministério Público, a notícia de fato gerada pela demanda foi convertida em Inquérito Civil no dia 10 de outubro. O processo está em andamento desde o dia 3 de agosto, alegando irregularidades perpetradas pela Autarquia Água de Ivoti nos procedimentos de compra e preparo de área para instalação de poço artesiano.