Geral
Audiência Pública da Assembleia Legislativa debate golpe em empréstimos consignados aposentados e pensionistas na quarta-feira
O número de reclamações relacionadas ao crédito consignado sem autorização amentou 683% em 2020 de acordo com a plataforma digital consumidor.gov.br, administrada pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os maiores alvos são aposentados, pensionistas e agricultores.
Foi o maior salto percentual, muito além dos 427% verificados no setor de viagens, turismo e hospedagem – bastante afetado pela pandemia da Covid-19. Foram 71 mil reclamações de assalariados, aposentados e pensionistas que fizeram um empréstimo a ser pago em prestações descontadas diretamente de seus vencimentos, além de 17 mil de servidores públicos.
A prática fraudulenta, que incluí o vazamento de dados, será discutida em audiência pública da Comissão Mista Permanente de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e Participação Legislativa Popular na próxima quarta-feira (14), presidida pelo deputado Elton Weber (PSB). Solicitada por Weber e pela deputada Patricia Alba (MDA), a reunião contará com representantes de mais de 20 entidades públicas e civis.
“Pensionistas e aposentados têm sido vítimas constantes deste golpe, muito grave, que envolve agentes financeiros e vazamento de dados pessoais pela Dataprev e pelo INSS. Temos relatos de que mais de 50% dos benefícios previdenciários estão comprometidos com empréstimos consignados.”