Geral

Biometria: Baixa procura dos eleitores preocupa Cartório Eleitoral

11/04/2019 - 15h51min

Dois Irmãos – Mais de 18 mil eleitores da cidade ainda precisam fazer o recadastramento biométrico. Os cadastros começaram em março e vão até início de dezembro, porém, o cartório eleitoral está preocupado com a baixa procura dos munícipes para a coleta dos dados biométricos.

De acordo com o chefe do cartório, Renato Fritz, para conseguir atender todos dentro do prazo estipulado é necessário que no mínimo 100 pessoas façam o cadastramento por dia, entretanto, somente 70 eleitores procuram o cartório diariamente. “Não estamos conseguindo atingir a meta diária e, em consequência disso, teremos um excesso na demanda no final do ano quando o prazo estiver se encerrando”, comenta.

 É melhor ir se adiantando

Renato alerta que o efetivo de atendimento permanecerá o mesmo até o final do prazo. “O número de atendentes permanecerá igual durante todo ano, então se tiver muitas pessoas para fazer o cadastro nos últimos dias teremos problemas, com filas enormes e muito tempo de espera. Por isso, solicitamos que as pessoas venham o quanto antes, durante o horário do meio dia e logo após o almoço, quando não tem tanto movimento. Pois é do nosso interesse fazer com que esse processo seja o mais ágil possível”, diz, afirmando que não vai ter plantão para atendimento no final prazo.

Agendamento

Para quem busca mais agilidade no seu atendimento, pode agendar um horário através do site do TRE (eleitor.tre-rs.jus.br/agendamento).

Todo eleitor, sem exceção, precisa fazer a biometria

Todos os eleitores, sem exceção, são obrigados a fazer a biometria. Renato destaca que mesmo o voto sendo facultativo para as pessoas com mais de 70 anos, o cadastramento biométrico deve ser feito, caso contrário, vai implicar no bloqueio e até mesmo cancelamento do CPF, o que restringe vários direitos do cidadão.

Além disso, alerta também para as pessoas acamadas, que por algum motivo não podem se dirigir ao Cartório Eleitoral. “Se tiver alguma pessoa que não pode vir ao Cartório por estar acamada, a família deve nos procurar para saber quais os procedimentos que devem ser adotados e, assim, resolver a situação, para que a pessoa não sofra nenhum tipo de transtornos em relação ao CPF”, destaca.

Endereço e contato
O Cartório Eleitoral fica na Av. São Miguel, 350, Centro. O horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, é das 10h às 17h, sem fechar ao meio-dia. O telefone de contato é (51) 3564-1986.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário