Destaques

Chegou o inverno, mas e o frio?

21/06/2019 - 09h00min

Ivoti – Hoje é o primeiro dia do inverno em todo o País e uma dúvida ainda se mantém: vai esfriar?
Por coincidência ou não, nesta sexta-feira pode ser registrada a menor temperatura do ano no Vale do Sinos até o momento. As informações são da Estação Meteorológica de Campo Bom. Segundo o meteorologista Nilson Wolff, a mínima pode chegar a 6 graus na região. “Uma massa de ar polar ingressou no estado na quarta-feira e fica até esta sexta, o que causou a queda na temperatura de ontem e hoje”, explica. Contudo, ao longo do dia, a temperatura pode subir e, na noite, voltar a sensação de frio. E assim pode ser todo o mês de julho.

Temperaturas amenas

Estes tipos de mudanças que intercalam dias de frio, períodos de chuva e momentos de temperaturas mais elevadas devem ser as principais características que formarão o inverno durante o seu primeiro mês. “Parecido com o clima dos últimos dias, teremos períodos de frio intercalados com dias de sol, registrando temperaturas amenas”, comenta Wolff. O guarda-chuva também deve ficar à mão durante os próximos meses. “Tudo indica que devem ocorrer momentos de chuviscos e até mesmo chuva forte ao longo de julho. Isso também é uma característica que influencia quanto ao esfriar, uma vez que a sensação maior de frio é quando ele é seco”.

O professor Rafael Zortea, de 45 anos, corre em ruas e em trilhas há 20 anos. Ele conta que, mesmo com a chegada do inverno, não é mais regra ter que sempre sair totalmente agasalhado para a prática esportiva. “Costumo colocar uma calça, para correr, quando baixa de 10 graus. Ainda não tive essa necessidade e acredito que ainda vai demorar um pouco. Hoje em dia é preciso consultar a previsão do tempo antes de sair de casa, programar-se muito antes é um pouco mais complicado”, conta. Na manhã de ontem, 20, último dia de outono, Zortea saiu para correr às 8 horas da manhã, momento em que a temperatura marcava 11 graus no Núcleo de Casas Enxaimel.

Outono menos frio

A dúvida com relação a como deve ser este inverno vem do pouco frio registrado nos meses do último outono. Em maio, segundo registro da Estação Meteorológica de Campo Bom, a região não registrou nenhum dia com mínimas abaixo de 10 graus. Segundo Nilson Wolff, isso não acontecia desde 1984. Junho registrou, até o momento, apenas 13mm de chuva, bem abaixo da média de 140mm do último ano. “Estes registros de calor durante maio e início de junho não são comuns para a nossa região”, comenta o meteorologista.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário